5G e VoIP
Enviado em 01.07.2020

5G e VoIP

Cada ano oferece novas tecnologias melhoradas de celular e no 2020 com 5G, a última e melhor aparição de tecnologia mobile, os usuários poderão esperar internet mobile a custos baixos

Dentre as vantagens operacionais do LTE, temos observado VoLTE (Voice over LTE) a qual representa uma redução de custos interessante no core das redes baseadas em IP. As operadoras móveis permitem com essa tecnologia conectar chamadas mais rapidamente (o aparelho não precisa mudar para 3G ao fazer a ligação), não interromper descargas de dados 4G durante a chamada, e assegurar qualidade de serviço. Claro, desde que os terminais do cliente tenham essa possibilidade.

Cada ano oferece novas tecnologias melhoradas de celular e no 2020 com 5G, a última e melhor aparição de tecnologia mobile, os usuários poderão esperar internet mobile a custos baixos. As principais vantagens incluem velocidades de até 100x mais rápidas do que no 4G, baixa latência e a habilidade de poder fazer negócios desde qualquer lugar do mundo que possua uma conexão à internet. Em contrapartida teremos que esperar novos hardwares para suportar a tecnologia.

Conforme as redes de telefonia estão sendo migradas para 4G VoLTE e logo para 5G, milhões de dispositivos no mundo inteiro entram direto na população VoIP o que será traduzido em alguns benefícios para Operadoras e Usuários Finais, e também implicará para as operadoras ter cuidados extra para proteger seus equipamentos e não colocar em risco aos clientes (dispositivos infectados com malware podem ser utilizados para realizar ataques do tipo Denial of Service (DoS) e/ou fraude contra as redes Core).

 A tecnologia 5G promete uma latência de 1 a 5 ms. Que oferecerá muitas vantagens.

Com os preços de equipamentos para tecnologia VoIP caindo a cada ano, e a evolução das redes LTE (devagar mas funcionando ao fim) as operadoras mobile começaram a oferecer também serviço de VoWiFi (Voice over WiFi ou Wifi Calling) o que permite que o usuário possa realizar chamadas sobre a rede móvel, 4G ou Wifi segundo seja necessário.

Qualquer chamada VoIP precisa de duas coisas: uma conexão à internet e uma conta com um provedor VoIP. Na época do 3G ainda era complicado ter uma conexão estável num dispositivo móvel para realizar uma chamada VoIP, mas com o 4G isso mudou. Embora o 4G é geralmente suficiente para as ligações dos usuários finais, em alguns casos não é suficiente para uso corporativo então o seguinte passo é a evolução do VoIP sobre o 5G.

As vantagens do 5G ajudarão às operadoras VoIP e provedores de serviços OTT (Over the Top) de comunicações já que permitirão que eles se beneficiem da alta velocidade, o que possibilitará a conexão mais rápida das ligações, e melhor qualidade. 5G vai levar o VoIP para um novo nível. A adopção do VoIP mobile será importante para os consumidores também visto que gerará maior concorrência no mercado, obrigando aos fornecedores a incluir novos serviços nos pacotes e finalmente conseguindo reduções de custos dos serviços.

Visto que a tecnologia 5G permite o uso de até 1.000.000 de dispositivos por quilômetro quadrado, será também reduzido o problema de capacidade limitada no 4G para áreas de alta densidade, eventos multitudinários, etc.

No corporativo

A necessidade das Empresas de automatizar a atenção ao cliente tem dado lugar a aparição de soluções de atendimento e automação como os Chatbots, os quais são utilizados para ajudar a tirar dúvidas do cliente, oferecer informações básicas em tempo real e realizar vendas sem esperar por atendimento em largas filas telefônicas. Porém as novas integrações com Chatbots com voz permitem mediante IA interagir mediante VoIP com os mesmos para realizar estas tarefas. Esse novo jeito de interação é possível com apps corporativas com sistemas VoIP embebidos para realizar chamadas a custo zero e completar as transações com a Empresa.

Os novos sistemas VoIP de comunicações unificadas para Empresas, em conjunto com a possibilidade de uma conexão estável e de alta velocidade constante nos dispositivos móveis, são uma combinação perfeita para deixar atrás os antigos PABX ou sistemas proprietários sobre tecnologias analógicas.

Por outro lado, já existem aproximadamente 26 bilhões de dispositivos IOT em conjunto com os celulares. Nesse caso as operadoras VoIP que possuem numeração vão poder conectar as tecnologias facilmente. A alta conectividade entre todos estes dispositivos permitirá realizar tarefas a altas velocidades e sem margem de erro.

A contínua demanda de banda larga móvel para aplicações de vídeo em alta definição e realidade virtual nos obriga a ter em consideração o desenvolvimento de 5G e aproveitá-lo para unificar nossos serviços e produtos mediante formatos OTT. Como case de exemplo, podemos ver a resposta da Cisco, a qual acaba de lançar um stack para entrega de conteúdos cloud para atender aplicações de baixa latência e grande largura de banda com a impronta “Mais software, mais automação, e mais ganho pro cliente”.

O serviço de Telefonia IP como OTT

A possibilidade de evitar roaming e conexões internacionais, permite que as operadoras que possuem VoIP dentre suas carteiras de produtos possam oferecer aos seus clientes grandes experiências de usuário permitindo que utilizem o serviço de Telefonia ainda sobre as redes de outras operadoras.

A interoperabilidade permite que qualquer outra rede seja alcançada e as altas velocidades de internet móvel fazem possível as comunicações usando codecs de alta qualidade e vídeo HD.

Focar-se nesses aspectos, fazem com que possamos aproveitar os serviços que possuímos não só dentro de nossa própria rede, mas também fora dela. Hoje um provedor com um Softswitch, um Session Border Controller, e também uma plataforma de PABX Virtual pode gerar níveis de serviço altíssimos, a baixo custo.

As notificações PUSH embebidas em aplicativos VoIP permitem também que o usuário não precise ter aplicativos Softphone rodando em segundo plano e consumindo bateria, senão que ao receber uma chamada, uma notificação é recebida no celular (como se fosse uma mensagem de texto) e ao aceitar a mensagem o app é aberto automaticamente atendendo a chamada na hora.

Como consequência de que as Empresas estão reduzindo a quantidade de equipamentos e linhas físicas no local, a flexibilidade e habilidade de escalar na telefonia cloud é um pilar indiscutível para o crescimento das mesmas. E o 5G vai alavancar esse crescimento.

E você? Já pensou em como crescer aproveitando essas novas tecnologias com seus próprios serviços?

Adrian Lovagnini – Engenheiro de Telecomunicações com formação em Finanças. Atualmente é gerente de Operações da Voip Group. alovagnini@voipgroup.com

Comentários