Conectores UPC ou APC, qual escolher?
Enviado em 25.05.2020

Conectores UPC ou APC, qual escolher?

Conhecidos como verde e azul, os conectores possuem diferenças muito importantes, que vão além de suas cores

Conhecidos como verde e azul, os conectores possuem diferenças muito importantes, que vão além de suas cores, pois uma vez que haja uma conexão errada, entre os polimentos, a perda poderá ser de até 3dB, que equivale até 50% do sinal antes da conexão.

Conectores UPC (Azul)

Os Conectores UPC – Ultra Physical Contact – são polidos sem ângulo, essa característica faz com que ele tenha uma área de contato apenas próximo ao núcleo, por isso a luz refletida é refletida diretamente em direção a fonte de luz. Esse conector é necessário para ter uma perda de retorno de pelo menos -50dB ou mais.

Conectores APC (Verde)

Os Conectores APC – Angled Physical Contact – possuem a face final da fibra que é polida em um ângulo de 8 graus, essa face faz com que a luz refletida reflita em um ângulo, ou seja, parte da luz que retorna na conexão é jogada para fora da fibra. A perda do retorno desse conector deve ser -60dB ou superior.

Levando em consideração a perda de retorno dos conectores, podemos afirmar que a perda dos conectores APC é muito menor que a dos conectores UPC. Mas por isso os conectores APC devem sempre ser preferência em sua rede?

É difícil dizer que um conector supera o outro, pois não podemos levar em consideração apenas desempenho óptico, mas custo beneficio também é importante. É certo que os dois conectores têm espaço no mercado…

Isso dependerá da necessidade de sua rede!

Sabendo disso, que tal já reabastecer seu estoque de conectores? Clique no link abaixo e veja conheça os conectores OVERTEK!

https://www.ispshop.com.br/catalogsearch/result/?cat=0&q=conector

Comentários