EPI qual a sua importância?
Enviado em 06.05.2020

EPI qual a sua importância?

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são requisitos obrigatórios quando falamos da integridade física dos colaboradores

Atender os clientes com agilidade e prontidão são, sem dúvidas, características de um Provedor de Internet comprometido com a responsabilidade de oferecer o melhor serviço aos seus clientes! Porém é necessário que o cuidado e o bem-estar de quem está por trás desse serviço de qualidade também seja motivo de preocupação e vigilância.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são requisitos obrigatórios quando falamos da integridade física dos colaboradores, e seu uso é regido pela Norma Regulamentadora (RN6) da CLT e estabelece várias obrigações tanto para o empregador quanto para o empregado, a fim de resguardar a saúde dos colaboradores e minimizando o número de acidentes de trabalho.

A NR 6 estabelece como Equipamento de Proteção Individual (EPI) todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo colaborador destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde de no trabalho. Os EPIs devem ser distribuídos pelo empregador aos seus colaboradores de forma gratuita e orientar seus colaboradores sobre a utilização e conservação dos mesmos.

Também é obrigação da empresa, explicar que o uso dos equipamentos é de extrema importância e averiguar se os mesmos estão fazendo uso regular dos equipamentos de segurança.

É obrigação do colaborador, armazenar corretamente os EPIs, obedecer as recomendações de uso, e principalmente, não esquecer de usar!

Os trabalhos realizados em postes, por exemplo, exigem o uso de diversos EPIs, como Capacete, Cinto de segurança, Mosquetão de aço e também Talabarte em Y com absorvedor de impacto que é utilizado para proteção contra quedas, além de contar com um importante sistema de absorção de energia, que reduz o impacto contra o corpo do colaborador.

Capacete de Segurança classe B
Cinto de Segurança Paraquedista
Talabarte em Y com absorvedor de impacto
Mosquetão Oval de Aço

Lembrando que o uso dos Equipamentos de segurança são obrigatórios por lei, por isso a empresa que não acatar as normas poderá ser multada, e o valor da multa será estipulado dependendo da gravidade da situação. Por outro lado, quando o colaborador deixa de usar o EPI disponibilizado, mesmo após ser orientado sobre a importância dele, o seu empregador poderá aplicar procedimentos disciplinares como advertência, suspensão e até demissão por justa causa.

É importante que o colaborador entenda que o uso dos EPIs vão além do cumprimento de normas, mas que é fundamental para sua segurança!

Conheça a linha completa de EPIs da ISPShop.

Comentários