O que é um Projeto de Rede?
Enviado em 04.05.2020

O que é um Projeto de Rede?

Quer saber mais sobre Projeto de rede? Leia no post de hoje de José Maurício.

Na literatura encontramos algumas definições para a palavra “projeto”. Dentre elas, projeto pode ser definido como um trabalho não repetitivo e temporário, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, ou seja, apresenta data para início e término, tendo como finalidade produzir um bem (produto ou serviço) com características próprias que o diferenciam de outros que, eventualmente, já existam, sendo conduzido por pessoas, dentro de parâmetros de tempo, custo, recursos e qualidade.

Seguindo este raciocínio, os procedimentos para a execução de um projeto de rede requerem um trabalho sistematizado, a partir de uma visão estratégica e objetiva da realidade do cliente, assim como a organização e coordenação das ações a serem desencadeadas para sua correta execução. Projeto é, portanto, um conjunto definido de atividades, delimitadas basicamente por um marco inicial (início), um escopo (o que fazer), um orçamento (quanto gastar) e um ponto para encerramento (conclusão).

Um projeto de rede também é caracterizado por fases e cada fase será marcada pela entrega de um produto ou serviço conforme uma determinada especificação. Estas entregas são parte de uma sequência lógica projetada para garantir o produto final. A conclusão de uma fase é marcada pela entrega do produto associado à fase seguinte e pela revisão do desempenho do projeto, de modo a detectar e corrigir erros que implicam no custo e determinar se e quando o projeto continua em sua próxima fase.

Um projeto de rede inclui uma documentação representativa desse processo de planejamento que determina, entre outras coisas, as ações e condições necessárias para resolver problemas, alterar uma situação ou criar novas alternativas. Para tanto, o projeto depende de alguns fatores-chave para seu sucesso:

  • Um objetivo claramente delimitado;
  • Pessoal habilitado para a resolução dos problemas;
  • Planejamento técnico e estratégico;
  • Concentração de esforços e administração de conflitos;
  • Gerenciamento com controle e avaliação dos resultados obtidos;
  • Atendimento das necessidades dos clientes;

Mesmo considerando de maneira simplista que um projeto é um agrupamento de parâmetros, podemos estabelecer uma relação entre as questões distintas que o cercam quando existe um ponto em comum entre ambas. É exatamente esta a função de um projeto: agregar diferentes elementos e conteúdo para orientar a execução de uma atividade, seja ela nova ou de melhoria.

Por outro lado, não existem parâmetros consolidados para subsidiar a realização de um projeto. Cada projeto é uma atividade única, fora da rotina e que produz resultados diferentes de outros que porventura já existam. Talvez daí as dificuldades em se analisar as condições para a realização de uma atividade em especial, graças às diferenças que encontramos em relação a outras atividades executadas anteriormente.

Portanto, o projeto das redes de comunicação exige um planejamento cuidadoso e coordenado que envolve a utilização de hardware e software de fabricantes diferentes em um único ambiente, o hardware estruturado por uma combinação de diferentes dispositivos e acessórios, com graus de complexidade variáveis, e o software caracterizado por sistemas para uso geral e específico. Partindo dessa premissa, nenhuma generalização poderá ser considerada totalmente correta e podemos afirmar ainda que cada rede terá um projeto que vai apresentar particularidades interessantes em suas diversas fases de execução, delineadas principalmente por aqueles que o conduzem.

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