A poeira e a sujeira são as grandes vilãs na finalização da rede!
Enviado em 22.04.2020

A poeira e a sujeira são as grandes vilãs na finalização da rede!

Saiba no Post de hoje porque os maiores inimigos da fibra óptica podem ser a poeira e a sujeira

Talvez os maiores inimigos da fibra óptica sejam a poeira e a sujeira. Caso não se tenha o devido cuidado, elas podem arranhar o ferrolho do conector durante o processo de terminação. Esses arranhões produzem uma perda alta quando o conector é acoplado a um alinhador e junto de outro conector, a poeira chega até o ferrolho do conector quando o mesmo está exposto ao ar, com a tampa de proteção removida. Deixar os conectores expostos sem a proteção, mesmo que for por pouco tempo, acaba os contaminando.

Pelo fato do núcleo do conector ser extremamente pequeno, qualquer partícula de poeira interferirá na propagação de luz. E a sujeira também atrapalha e muito. Parece que o pó sempre encontra o caminho até a interface do conector de fibra óptica.

Quando um conector de fibra ótica é acoplado ou não, o plugue e o adaptador podem ser poluídos pela poeira, óleo de nossos dedos ou outros contaminantes, o óleo pode deixar um defeito perceptível na interface do conector de fibra óptica, e também tende a reter poeira contra a fibra.


Conector contaminado com líquido

Para manter o bom funcionamento da rede óptica, muitos métodos e produtos de limpeza de fibra óptica estão sendo inventados para combater esses tipos de contaminantes.

Veja a comparação do mesmo conector, da imagem acima o núcleo sujo, e do direito após a limpeza:

Conector após a limpeza

Veja agora uma lista de imagens com várias condições de contaminação dos conectores:

Um conector limpo

A figura mostra um núcleo monomodo simplex limpo. O ferrolho do conector foi ampliado em 200x.
Nota: O núcleo não está iluminado.

Conector duplex multimodo limpo com sombreamento aceitável

A figura mostra um conector duplex multimodo limpo. Observe que há uma quantidade pequena de sombreamento aceitável ao longo da borda do revestimento. Nota: Existe mais de uma fibra visível na ampliação de 200x. Núcleo não está iluminado.

Conector com pó

A figura mostra um conector com propagação das partículas de poeira através da superfície do ferrolho que precisa de limpeza.

Conector com contaminação líquida

A figura mostra um conector com propagação das partículas de poeira através da superfície do ferrolho que precisa de limpeza.

Conector com contaminação líquida

A figura mostra um conector com contaminação líquida que precisa de limpeza.

Conector com contaminação de resíduo de álcool

A figura mostra um conector com resíduos de álcool que precisa de limpeza.

Conector com contaminação líquida

A figura mostra um conector com pequenas gotículas de contaminação líquida que precisa ser limpo.

Conector com resíduo seco

A figura mostra um conector com um resíduo seco, que precisa de limpeza.

Conector com resíduo de óleo

Figura mostra um conector com um resíduo de óleo que precisa de limpeza.

Conector com arranhões

A figura mostra um conector com arranhões. Estes riscos não são prejudiciais ao ferrolho do conector e não podem ser limpados. Porém, arranhões profundos que parecem cruzar o núcleo do conector podem causar a perda de sinal.

Conector com revestimento lascado e epóxi excessivo

A figura mostra um conector com dano ao revestimento. A limpeza não pode remover o revestimento danificado. Uma quantidade pequena de cola Epóxi em torno do revestimento é permissível, mas esta mostra a cola Epóxi excessiva em torno do revestimento que não limpa. Este conector deve ser substituído.

Conector danificado

A figura mostra um ferrolho de 1,25 mm que foi danificado, com vários arranhões passando pelo núcleo. O conector deve ser substituído.

É importante sempre ter em mãos álcool isopropílico e gaze pare realizar a limpeza dos conectores. Mas o mais recomendado e prático, são os limpadores de conectores e as canetas para limpeza de conectores:

A ISP Shop possui todos os equipamentos necessários para a limpeza dos conectores. A exemplo do Limpador de Conector de Fibra Óptica OT-8437-LP e da Caneta para Limpeza de Conectores ópticos SC FC ST OT-8452-CL. Ambos equipamentos de fácil uso e alta qualidade, auxiliando sempre quem busca praticidade e inovação.

Comentários