PTO – usar ou não usar, eis a questão!
Enviado em 16.04.2020

PTO – usar ou não usar, eis a questão!

O que é correto? Qual a vantagem de usar ou não usar? Saiba no Post de hoje de Ronaldo Couto

Frequentemente observo em grupos do Facebook e WhatsApp discussões sobre usar ou não usar o PTO.

O que é correto? Qual a vantagem de usar ou não usar?

Pois muito bem, antes de respondermos sobre seu uso, vamos conceituá-lo.

PTO – Ponto de Terminação Óptica, também conhecido como Roseta Óptica, tem por objetivo fazer a terminação do cabo drop dentro da casa do cliente, sendo que esta terminação pode ser feita através de uma fusão do cabo drop a um pigtail ou através da montagem de um conector óptico de montagem em campo no drop compacto e a utilização de uma adaptador fêmea-fêmea e um pathcord.

Antes do advento dos conectores de campo o uso do PTO era obrigatório e evidente, uma vez que ele funcionava como uma “caixa de emenda óptica” dentro da casa do cliente para acomodar a fusão que se fazia entre o cabo drop e um pigtail a ser conectado à ONU, no entanto, hoje, com os conectores de campo cada vez mais populares e acessíveis, muito se discute se não é possível montar um conector de campo na ponta do drop e conectá-lo diretamente à ONU sem o uso do PTO.

A resposta a esta pergunta você já deve imaginar… depende!

É normal em várias regiões o cliente estar acostumado um modem ADSL em cima da uma mesa, prateleira ou estante. E mais normal ainda que o cliente movimente várias vezes este modem para a limpeza do local ou até mesmo para acomodá-lo em outro lugar.

A utilização dos conectores de campo é excelente para a melhorar o tempo das instalações de clientes FTTH, no entanto, devido à sua própria construção onde clivamos a fibra do drop e a fazemos encostar numa fibra já existente dentro do conector, sua construção não é tão robusta quanto os conectores montados em fábrica. Além disto, deve se observar que os cabos drops compactos são bem menos flexíveis que os cordões ópticos.

Conforme comentado acima, nos casos onde a ONU do cliente não estará fixa, é extremamente recomendado, quase que obrigatório, o uso do PTO.

Nestes casos, se dispensarmos o PTO, o movimento constante da ONU devido a limpeza do local ou até mesmo mudança do local da ONU, acabará por danificar o conector de campo, porém, caso o cliente aceite que a ONU seja fixada na parede, não há maiores problemas de dispensarmos o PTO e conectorizarmos o drop e ir diretamente à ONU.

Em resumo, caso a ONU esteja fixada numa parede, o uso do PTO é opcional, se ela puder se mover, use o PTO para evitar chamados em função de fibras quebradas no interior do conector.

Ahh, se for usar o PTO não se esqueça de escolher um com tamanho adequado e com bom acabamento de modo que sua instalação não seja um incomodo para o cliente.

E então, você vai optar por usar ou não o PTO?

Bons projetos.

Ronaldo Couto – Engenheiro Eletricista com ênfase em Telecomunicações. Especialista em redes de Fibra Óptica. Fundador da Primori Tecnologia.

Comentários