Liderança de Alta Performance
Enviado em 27.03.2020

Liderança de Alta Performance

É pretensão dos líderes obter o máximo de desempenho de seus times.

É pretensão dos líderes obter o máximo de desempenho de seus times. Existem metas a serem batidas e objetivos a serem alcançados, e quem traz esses resultados são as pessoas, conduzi-las para onde pretende-se chegar não é tarefa para pessoas comuns e sem habilidades, requer o exercício de um conjunto de disciplinas específicas, exige habilidades a serem desenvolvidas pelo líder.

Um líder eficaz motiva seus times a chegarem a resultados extraordinários e duradouros. Vamos entender aqui alguns princípios fundamentais para o exercício da liderança de alta performance.

O que é Liderança de Alta Performance?

Desenvolver é o processo onde o Líder tem como objetivo maior treinar e desenvolver pessoas no sentido de facilitar o trajeto delas rumo aos seus objetivos. E isso, mais que uma simples habilidade, faz parte da natureza de um verdadeiro guia de pessoas. Estes Líderes fazem diferença na vida das pessoas e são hábeis no que diz respeito a contribuir com elas para torná-las melhores do que sabem que são.

Poderíamos definir a essência da Liderança como sendo o compromisso genuíno de ajudar os outros a atingirem suas metas. Podemos dizer que é essa a finalidade essencial da liderança. Nesse processo o papel do líder é o de servir os seus liderados. Talvez, além de ser o principal seja o maior de seus desafios.

O Líder é um servo de seu liderado. Esse é um paradigma absolutamente novo no contexto organizacional que desbanca o conceito onde o liderado é quem serve e supre as necessidades do líder. A perspectiva da liderança baseada em serviço ainda assusta grande parte dos indivíduos que estão em posição de comando nas organizações, pois traz à tona a discussão que questiona qual será agora o papel do gerente nesse novo cenário que agora se descortina.

Levar pessoas comuns a fazerem coisas extraordinárias é marca do Líder, e a própria tradução da palavra faz uma alusão a esse papel. E a maior missão de um líder treinador é a de tirar as pessoas do limite onde elas estão e conduzi-las para além do mesmo. Isso é ajudar as pessoas a serem mais do que elas acreditam capazes de ser. O processo de liderar é norteado pelo valor supremo de apoiar e ajudar o outro a percorrer seu próprio caminho rumo ao desenvolvimento de sua própria Excelência Pessoal e Profissional, entendendo sempre que não é de responsabilidade do Líder descobrir e indicar o que é o melhor para seus liderados, ele os ajuda a descobrirem por conta própria o que pode ser o melhor caminho, a melhor escolha.

Essa competência torna o líder um construtor de relacionamentos. E é através desse relacionamento que consegue fazer com que seus liderados enxerguem o seu melhor. Ser líder exige profunda dedicação para ajudar as pessoas a conseguirem o que elas querem.

A liderança de alta performance é um processo que visa despertar no liderado o autoconhecimento e remetê-lo ao desejo de melhoria pessoal constante. Ele é um fornecedor de orientação necessária para que essa mudança seja desencadeada.
Esse modelo ainda pode ser visto como uma filosofia de liderança que baseia-se na ideia de que o desenvolvimento e o aprendizado de novas competências são processos permanentes e de responsabilidade das duas partes envolvidas, Líder e Liderado, e só é possível em organizações que creem que o desenvolvimento das pessoas é fundamento necessário para sua consolidação como empresa que aprende.

  • Em vez de ensinar ajuda-o a aprender.
  • Ajuda-o a identificar as suas principais competências;
  • Ajuda-o a desenvolver a sua inteligência emocional;
  • Ajuda-o a fazer escolhas conscientes em relação as suas metas de vida;
  • Ajuda-o a descobrir os motivos pelos quais não consegue obter os resultados desejados para poder assim ajustar suas estratégias e modelos;
  • Dá pistas que os conduzam no caminho da auto superação;
  • Fornece-lhe feedback construtivo;
  • Celebra as suas realizações e atribui-lhe o mérito;
  • incentiva-o a explorar todo o seu potencial;
  • Inspira confiança, monitoriza o seu desempenho, motiva-o, não lhe impõe soluções, não julga, reconhece a independência e a autonomia do colaborador;

No processo o Líder Transmite-lhe desafios factíveis, sempre sendo justo, assim como sentimentos de segurança; revela abertura de espírito e é tolerante e paciente entendendo que as pessoas produzem com base em suas capacidades e conhecimentos atuais, entendendo o princípio de que ninguém dá o que não tem – mas sem perder o norte na Proatividade e sem se esquecer da existência de um horizonte temporal a ser observado para o desenvolvimento de suas competências.

Resumindo, a liderança de alta performance reúne um elenco de comportamentos baseados num claro conjunto de valores voltados para o outro, entre eles podemos citar o autodesenvolvimento, respeito, autonomia. A Liderança de Alta Performance torna-se cada vez mais necessária entre as organizações, não por acaso, mas em um momento onde as novas exigências e novos desafios tornam desaconselhados os modelos tradicionais de chefia, nos quais “manda quem pode e obedece quem tem juízo”.

A Essência do Líder de Alta Performance

A essência do líder é ajudar o outro a descobrir como operar mudanças em si e em torno dela a partir de respostas que venham de seu interior.

Exercer Liderança é aprender com a experiência dos outros, com a sua própria e com a sua sabedoria interna. Trata de questões relacionadas a descobrir e liberar o potencial das pessoas. É sobre superar obstáculos sem sofrimento. É sobre produzir mais, trabalhando menos. É sobre conduzir as pessoas no caminho de suas realizações produzindo mais do que ela acha que pode. Saber utilizar o poder latente que vem de dentro de maneira consciente aprendendo o mapa de suas potencialidades.

O Líder conduz pessoas de onde estão para o lugar onde desejam ou necessitam chegar. 

Identificando novos limites a serem alcançados

Isso implica em determinar, junto com seu liderado, as metas de superação, de melhoria de performance fora de seu atual círculo de realizações, é o estabelecimento da expansão de seus limites atuais.

Conduzir o liderado ao novo limite

Como Líder é meu papel fazer a jornada junto com meu liderado rumo aos seus novos limites, aqui o Líder não apenas diz o que tem que ser feito mas trabalha junto com seu liderado para que isso se torne possível. De fato, ele não apenas trabalha com ele, pois liberar o potencial de alguém é se dedicar a explorar o melhor de seu liderado.

Comentários