Enviado em 25.03.2020

Home Office – O que muda?

O trabalho Home Office, como o nome mesmo já diz, consiste em levar o “escritório para casa”, uma medida que já vem sendo adotada a muito tempo por diversos profissionais das mais diversas áreas.

Estamos vivendo um momento em nosso país e no mundo todo, em que sair de casa esta deixando de ser uma opção. Os profissionais e as empresas estão tendo que se reinventar e aderir a formas de trabalho um tanto diferente do convencional, uma delas seria o modo de trabalho Home Office.

O trabalho Home Office, como o nome mesmo já diz, consiste em levar o “escritório para casa”, uma medida que já vem sendo adotada a muito tempo por diversos profissionais das mais diversas áreas. As vantagens deste modo de trabalho são muitas, entre elas, perder menos tempo em transporte, economia das empresas em questão ao funcionamento, horário de trabalho mais flexível, ficar mais próximo da família, entre outras.

Mas no ponto de vista das empresas e seus colaboradores, o trabalho Home Office gera vantagens ou desvantagens?

O funcionamento desta modalidade de trabalho dependerá muito do modelo adotado pelas empresas, que pode adotar, por exemplo, um horário fixo de trabalho, onde o seu colaborador deverá cumprir o número de horas acordadas ou adotar o funcionamento por demanda de projetos, onde será estipulado o projeto e o prazo a ser entregue. De qualquer forma a empresa precisará monitorar o trabalho a ser realizado e mensurar os resultados, uma vez que o colaborador faz parte da organização.

Os colaboradores que trabalham na modalidade Home Office precisam ter muita disciplina e comprometimento com o trabalho realizado para que funcione para ambas as partes. O trabalho precisa ser tratado com responsabilidade, é necessário que se crie uma rotina a ser seguida com horários estabelecidos, mesmo que a empresa não exija, para que o colaborador se acostume e não haja contratempos e distrações. Por isso, seguir uma rotina parecida com a de quem sai para o trabalho, é o ideal, não necessariamente precisará colocar terno e gravata, mas é importante estar apresentável para que ao receber uma videoconferência por exemplo, não esteja com pijama e cara de preguiça!

Além da cobrança por parte da empresa, o colaborador deve estar ciente de suas responsabilidades. Outra parte importante são os canais de comunicações, eles são fundamentais para que o trabalho ocorra sem erros, uma dessas formas de comunicações são videochamadas, podendo ser realizadas pelo Skype, WhatsApp ou outra ferramenta que a empresa utilize, todas elas são ótimas ferramentas para se comunicar com eficiência, uma vez que é preciso uma boa comunicação para que não haja atrasos e falta de informações. Possuir um bom equipamento e internet estável também é fundamental para que o trabalho ocorra sem erros.

O colaborador que adotar essa forma de trabalho precisa ter ciência que terá que lidar com ainda mais distrações, estar em casa com a família exige disciplina, uma vez que a rotina da casa será diferente, e se adaptar a isso é fundamental para o rendimento do trabalho. Uma dica seria separar um lugar em um cômodo bem iluminado da sua casa, com uma mesa e uma cadeira confortável, mantendo a porta fechada e ali desenvolver seu trabalho, está seria uma das maneiras que você pode adotar para manter a concentração.

As empresas que adotam a possibilidade do colaborador trabalhar com horários flexíveis, que buscam como métrica o cumprimento dos projetos dentro do prazo, conseguem explorar o máximo dos seus colaboradores, pois podendo escolher o horário de trabalho, os colaboradores podem trabalhar com menos estresse e no horário em que possuem mais disposição.

Mesmo com essas vantagens e desvantagens, o trabalho Home Office é uma opção que vem a cada dia mais vem sendo adotado pelas empresas. Em meio à crise que se instalou no nosso país originada pelo novo coronavírus, as empresas se viram na necessidade de adotar este meio de trabalho com o intuito de manter a integridade física de seus colaboradores e com isso vem a questão que não quer calar, teremos banda larga suficiente para atender esta demanda que crescerá nos próximos meses?

A Anatel e o setor de telecom firmaram um compromisso público para manter o Brasil conectado, sendo o setor de telecomunicações fundamental para que o Brasil supere a pandemia. De acordo com Leonardo Euler, presidente da Anatel, os outros segmentos econômicos estão sendo muito afetados pelo COVID-19, mas o setor de telecom está relativamente “blindado” em relações aos demais neste momento.

Como muitas empresas adotaram o Home Office como estratégia para manter seus colaboradores em casa, o aumento da banda larga será inevitável. Aumento no número de adesões e principalmente, o aumento no consumo poderá ser um desafio para os Provedores de Internet. Nesse momento, levar um serviço de qualidade, com preço acessível e um bom atendimento será essencial, uma vez que o estilo Home Office poderá se tornar um padrão no futuro.

Comentários