Enviado em 20.11.2019

Gestão financeira eficiente: Saiba como fazer em 4 dicas

Manter a organização financeira em tempos de incertezas em relação a economia do país é um passo, longo, para se alcançar o sucesso e continuidade de seu provedor.

Abrir seu próprio negócio pode ser uma tarefa árdua para grande parte dos empreendedores! Isso porque, primeiramente, é necessário que se faça um estudo apurado sobre a viabilidade econômica e financeira desse novo empreendimento por meio do plano de negócios, que deverá sempre acompanhar a situação da empresa.

Para que um empreendimento seja bem sucedido, não é necessário somente fechar vendas, é preciso que o desempenho seja acompanhado de perto, sempre buscando técnicas que possam levar a uma boa gestão. E com os provedores de internet não é diferente!

Além disso, ficar atento aos lucros é um outro ponto crucial para que um empreendedor obtenha sucesso. Por isso, uma gestão financeira de qualidade é essencial! O mercado de trabalho atual está sujeito a diversas interferências, fazendo com que o mesmo se torne volátil. É importante que os gestores financeiros conheçam essas interferências e trabalhe com elas, buscando fazer correções ou adaptações na empresa com o intuito de obter mais lucros e maior destaque.

Confira algumas dicas de como fazer uma gestão financeira eficiente e coloque-as em prática agora mesmo!

Saiba quais são suas prioridades

Tenha um olhar panorâmico sobre seu provedor de internet! Não adianta focar somente em áreas que apresentam problemas, pois esses problemas podem afetar outras partes da organização. Faça reuniões frequentes com seus gestores, pesquisando quais os principais problemas enfrentados pelos mesmos e como resolvê-los em conjunto com a questão financeira.

Além disso, é importante estar sempre atento às reclamações e sugestões de seus clientes, pois eles devem ser a sua prioridade! Trate o seu provedor como um todo, e não somente por partes.

Esteja atento aos custos

Todo empreendimento possui custos, e não há como ignorá-los! Divida-os em quais são variáveis e quais são fixos. Os custos variáveis se alteram de acordo com a situação econômica da empresa, já os custos fixos são aqueles que a organização sempre tem, como custo operacionais, por exemplo.

Se não forem bem geridos, esses custos podem ser elevados e vir a atrapalhar o rendimento financeiro da empresa. Por isso, é importante o acompanhamento constante dos gastos e a busca de estratégias para a sua redução.

Preços e capital de giro são aliados

Um dos principais erros cometidos pela gestão financeira em uma empresa é a criação errônea da tabela de preços e serviços. Muitas organizações não se mantém informadas sobre a atual situação do mercado de trabalho, com isso, estipulam preços por meio de estratégias antigas. Esses valores podem estar muito acima do preço estabelecido pelos concorrentes, fazendo com que os lucros não sejam obtidos da maneira esperada.

Além disso, a desatualização do empreendimento pode levar à falta de capital de giro. Isso porque, sem vendas, não há lucros e, com isso, não há movimentação de capital. Sem o capital de giro, há a necessidade da gestão financeira buscar recursos. Como um provedor de internet, esteja atento aos preços dos concorrentes e faça promoções nos momentos certos para conseguir mais clientes!

Clientes inadimplentes

Clientes inadimplentes podem ser o terror dos gestores financeiros. Por isso, como um provedor de internet, esteja atento ao oferecer planos a seus clientes e conceder créditos a eles. Muitos provedores, na busca por mais contratos, fazem alterações nos planos para conseguir agradar os clientes, mas isso pode vir a trazer problemas mais tarde. Por isso, é importante que a gestão dos provedores de internet orientem seus vendedores e façam contratos que agradem ambas as partes, evitando  prejuízos financeiros para a empresa.

Já pensou em utilizar algumas dessas técnicas de gestão financeira em seu provedor de internet? Conte pra gente aqui nos comentários e continue acompanhando o blog ISPShop para mais dicas!

Comentários