ABRINT 2019 termina mais um ano quebrando recordes
Enviado em 28.10.2019

ABRINT 2019 termina mais um ano quebrando recordes

O Encontro Nacional de Provedores, realizado anualmente pela ABRINT (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações), se consolidou, há muito tempo, como o principal evento da área na América Latina.

O Encontro Nacional de Provedores, realizado anualmente pela ABRINT (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações), se consolidou, há muito tempo, como o principal evento da área na América Latina. Para além de um espaço de aprendizado e atualização, os três dias de Encontro também servem como uma oportunidade para os provedores fazerem networking, já que a cada ano o número de participantes só aumenta, e conhecerem as mais diversas novidades do mercado.

Justamente devido ao grande público presente todos os anos, o Encontro Nacional tem se tornado cada vez mais importante e relevante para os profissionais e as empresas de telecomunicações. A cada ano, o evento bate seu próprio recorde – nesta edição, ele reuniu mais de 200 expositores e 8 mil visitantes (em ambos os casos, isso aponta um crescimento de 30% em relação a 2018) e mais de 90 palestrantes ao longo dos três dias.

A cada novo ano, os 23 conselheiros da Associação se reúnem diversas vezes para fazer um processo de curadoria, levantando os assuntos mais relevantes e entendendo as principais dúvidas dos provedores, de modo a levar para o Encontro discussões atuais e pertinentes para o mercado das Telecomunicações. Este ano, entendemos que as questões regulatórias mereciam destaque ao longo da programação, principalmente devido à insegurança tributária que ainda paira sobre o segmento e ao novo programa anunciado pelo BNDES (BNDES Direto 10), junto com temas relacionados à transformação digital e o crescimento da banda larga no Brasil.

No início deste ano, a ANATEL apontou que em 2018 a fibra óptica foi a responsável por levar a internet para 138 novas cidades brasileiras. Isso significa que no final do ano passado, 3.589 cidades brasileiras (equivalente a 64%) acessavam à internet através dessa tecnologia. Muito além de conectar o país, a fibra óptica é fundamental para a chegada do 5G, para as conexões IoT (essenciais para a criação de smart cities) e para o desenvolvimento da indústria 4.0. Nesse cenário de expansão da fibra óptica no Brasil, compreendemos a necessidade de trazer o tópico para o Encontro Nacional 2019. Entre as várias palestras ao longo do evento, destacaram-se as que debateram o compartilhamento de infraestrutura, financiamento para a expansão da banda larga e expectativas o 5G.

No entanto, apesar de ser um evento focado em telecomunicações, é importante entender que os negócios têm se tornado cada vez mais multidisciplinares, principalmente os que já estão mais desenvolvidos e solidificados, abrangendo várias áreas e exigindo um maior leque de conhecimento. Para não deixarmos de fora nenhum assunto de interesse e relevância para provedores e empresas, foram realizados vários workshops voltados a vendas, marketing e gestão de negócios.

Além das variadas palestras e workshops, o Encontro Nacional também foi palco do encerramento da campanha “Ela Faz Acontecer”, promovida pela ABRINT Mulher. A campanha, que serviu como fonte de inspiração de boas práticas e gestão de inovações, incentivou as mulheres da área de telecomunicações a compartilharem suas histórias, incluindo resultados, realizações e contribuições, em três eixos fundamentais: Inovação, Superação e Boas Práticas.

Antes do evento, foram escolhidos quatro relatos e suas autoras foram convidadas a participar de um painel durante o Encontro Nacional, compartilhando suas experiências, angústias e sonhos quanto ao mercado. As vencedoras também foram contempladas com um workshop exclusivo sobre boas práticas de gestão.

Outro ponto de grande importância ocorrido durante o Encontro Nacional foi a eleição anual dos novos membros do Conselho Administrativo da ABRINT. No início de julho, os novos conselheiros se reunirão para escolher o próximo presidente e vice-presidente do Conselho e os próximos diretores da ABRINT.

Por reunir todo o ecossistema do segmento de telecomunicações, incluindo provedores, operadoras e fornecedores de produtos da área, o Encontro Nacional de Provedores da ABRINT consolida cada vez mais sua relevância no mercado latino-americano. Temos procurado nos manter sempre atualizados, mesclando, cada vez mais, assuntos regulatórios com novidades tecnológicas no mercado e incluindo outros temas mais gerais para permitir uma cobertura completa de todos os aspectos presentes nas telecomunicações, seja ele o crescimento da fibra óptica ou como aplicar estratégias de marketing para aumentar as vendas.

Por Breno Vale, presidente do Conselho Administrativo da ABRINT (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações)

Comentários