Mais Produtividade para seus Projetos FTTx
Enviado em 23.10.2019

Mais Produtividade para seus Projetos FTTx

A elaboração de projetos de telecomunicações como um todo é uma tarefa complexa, que por vezes gasta muito tempo de toda a equipe para que tudo seja planejado corretamente.

A elaboração de projetos de telecomunicações como um todo é uma tarefa complexa, que por vezes gasta muito tempo de toda a equipe para que tudo seja planejado corretamente. Para isso existem novas ideias para aprimorar e modernizar sistemas e processos a que estamos acostumados. Otimizar o desenvolvimento de seus projetos na área de telecomunicação pode alavancar sua carreira, ou sua empresa.

Um projeto FTTx compreende um planejamento bem elaborado, e se tratando de infraestrutura de redes ópticas, deve-se considerar as possibilidades futuras de expansão ou de correções nas redes. Grandes operadoras possuem padronização e alto investimento em seus projetos. Se sua empresa não é uma grande operadora, tudo deve ser planejado ainda mais para que o tempo seja economizado e os gastos reduzidos.

Problemas comuns em Projetos FTTx

Saber identificar os problemas é o primeiro passo para desenvolver melhor seus projetos! No atual cenário do mercado, onde a competição entre Provedores é grande, cada passo dado, tem que ser feito de forma assertiva. Os problemas mais comuns encontrados na realização de projetos FTTx são:

Investir em um local sem pesquisa prévia da demanda da região; não saber por onde começar a projetar; não saber qual rota escolher; qual a taxa de penetração que deseja atender; ter dificuldades na gestão da área técnica; demorar para projetar com eficiência no Autocad, levar tempo para importar postes, para fazer cálculo de esforço mecânico, para lotear as edificações; perder tempo alternando entre Street View e Autocad, entre outros detalhes que, no resultado geral, fazem a diferença no tempo e dinheiro gastos.

O sonho de qualquer empresa é ter ferramentas que auxiliem em todas as etapas do projeto, desde o gerenciamento da área técnica até ferramentas que possam contribuir com o projetista cadista. Também é importante que projetos de redes ópticas sejam analisados de acordo com cada etapa para ser mensurado o investimento mais preciso. Se não, você ou sua empresa podem estar perdendo dinheiro.

Soluções para padronização e otimização das atividades

Sabemos que você precisa acelerar o desenvolvimento de Projetos FTTx, e o que queremos é te trazer novas perspectivas acerca de seu trabalho, por isso aí vão dicas simples que trago a você com base em anos de experiência que tenho na área de telecomunicações:

1) Mapeamento da região

Não importa se você atua em apenas um bairro, ou em uma cidade, de qualquer forma você precisa entender quais as principais dificuldades no atendimento de acordo com o dimensionamento e necessidades do logradouro. Faça essa pesquisa sobre o local, assim será mais viável a adequação da tecnologia para atender as necessidades da região.

2) Escolha da topologia ideal

Essa resposta irá depender da necessidade do seu projeto, não temos como determinar exatamente o que cada cidade irá precisar sem uma análise prévia. Ou seja, o que eu recomendo é fazer escolhas simples para facilitar na construção e manutenção da infraestrutura, pois você ainda não sabe quando e quantos clientes entrarão em sua base.

3) Padronização das atividades

Nessa etapa muitos empreendedores costumam se guiar pelo que já existe nas grandes operadoras, pelo simples fato de que “se eles têm dinheiro para fazer, então estão fazendo certo”. Porém, os procedimentos executados por uma grande operadora em muitos casos não se encaixam na realidade de investimento de uma pequena empresa. Você tem a missão de elaborar a própria metodologia e procedimentos internos para atendimento, instalação e manutenção da infraestrutura.

4) Otimize o tempo de projeção no Autocad

Para se diferenciar no mercado, cada vez mais os profissionais da área têm buscado ser referência no ramo de projetos na área de Telecom, e as empresas também buscam otimização no trabalho dos projetistas. Já existem plugins específicos para projetos FTTx no Autocad, desenvolvidos para aumentar a qualidade e acelerar o tempo de desenvolvimento de projetos na área de Telecomunicações, busque pelas novas tecnologias.

Agora é hora de sair do comum e buscar soluções já existentes para seus problemas. Garanta maior produtividade e agilidade no desenvolvimento de projetos em telecomunicações. Sucesso em seu trabalho, abraço!

Thiago Buenaño – Consultor nas áreas de projetos de redes ópticas e estratégias de marketing para Provedores, Co-founder das startups AnjosISP e Empreenda na vida.

Comentários