Como Tornar sua VPN Mais Rápida
Enviado em 04.10.2019

Como Tornar sua VPN Mais Rápida

Nesse artigo, você vai aprender mais sobre as causas da lentidão e como resolver isso, acelerando sua VPN.

Se você já sabe o que é uma VPN (se esse não é o seu caso, há vários materiais excelentes que explicam o que é uma Virtual Private Network), então não é novidade afirmar que esses recursos aumentam significativamente a integridade da sua conexão, fornecendo camadas adicionais de proteção contra vários tipos de ameaças externas.

Mas, apesar desse ótimo aspecto, você provavelmente sabe que, muitas vezes, esses recursos podem diminuir a velocidade da sua conexão – o que é justamente o oposto do que você quer ao instalar uma VPN.

Nesse artigo, você vai aprender mais sobre as causas dessa lentidão e como resolver isso, acelerando sua VPN.

Uma VPN pode causar lentidão na conexão?

As “redes virtuais privadas” (VPNs) são uma das melhores maneiras de proteger sua privacidade (fazendo com que você possa, dentre outras coisas, ocultar sua localização permitindo alternar entre diferentes endereços de IP, por exemplo). Você pode encontrar mais aqui.

Mas como você deve ter notado, isso pode custar uma conexão mais lenta à internet. Isso derruba o mito convencionalmente propagado de que aplicativos de VPN só aceleram sua conexão, o que não é verdade.

Então, sim, uma VPN pode causar justamente o efeito contrário ao desejado, reduzindo sua velocidade de conexão – prejudicando, entre outras coisas, sua velocidade de download.

Execute testes de velocidade

Se a sua internet ficou mais lenta depois da instalação de uma VPN, você precisa fazer alguns procedimentos não muito complicados.

Antes de mais nada, desative sua VPN. Depois, realize um teste de velocidade de banda larga para verificar a velocidade da sua conexão. Em seguida, faça novamente o teste de velocidade com sua VPN ativada.

Compare os dois resultados. Se sua velocidade de conexão é menor com a VPN ativada, então provavelmente ela é a causa da lentidão da sua conexão.

Selecione o servidor mais rápido

Um aplicativo VPN vai rotear seus dados por um ou mais servidores para conseguir ocultar sua localização diante de quaisquer observadores.

Alguns servidores são melhores do que outros, e a lentidão da sua VPN pode ser causada pelo uso de servidores mais “congestionados”, mais lentos. Então, a dica mais prudente é selecionar apenas os melhores deles.

No painel de controle da sua VPN, geralmente há uma lista de servidores e a indicação de quais deles você está utilizando. Muitas vezes, é melhor usar um servidor geograficamente mais próximo da sua localização, como para jogar games online e, assim, obter o mínimo de latência.

Se, por exemplo, você estiver no Brasil e escolher um servidor na China, então a latência do seu jogo vai aumentar muito, porque os dados vão precisar trafegar entre as duas regiões. Essa é uma das principais causas de lag, ou seja, de atraso de respostas.

Saiba definir as prioridades da sua VPN

As configurações de servidores da sua VPN podem variar de acordo com o tipo de conteúdo que você quer consumir. Se, para os games, é melhor escolher servidores geograficamente mais próximos, para assistir Netflix (por exemplo) isso não é necessário.

Se você estiver enfrentando problemas de buffering ou stuttering ao executar serviços de streaming, tente escolher outro servidor já que o atual, ao qual você está conectado, pode estar sobrecarregado, causando delay no seu streaming – ou apresentar outros problemas técnicos.

Para evitar bloqueios de conteúdos, prefira escolher servidores de locais nos quais o conteúdo consumido é produzido (por exemplo, se quiser assistir séries produzidas nos Estados Unidos, procure por servidores localizados nesse país).

Outras dicas importantes

Se for possível optar por uma conexão com fio, isso pode ajudar na velocidade da sua conexão. Conexões por Wi-Fi podem sofrer perda de velocidade e desempenho, principalmente dependendo do local onde seu roteador está e onde você usa seu dispositivo.

Você também pode desativar seu firewall e seu antivírus temporariamente para melhorar o desempenho da sua conexão, já que esses recursos podem limitar sua velocidade. Mas só faça isso por curtos períodos de tempo e se você realmente souber o que está fazendo, já que essa medida é extrema e não é nada recomendada para sua segurança.

Outra dica para dinamizar sua velocidade de conexão é fazer algumas alterações de protocolo, já que certas camadas de criptografia podem reduzir a velocidade de fluxo de dados da sua rede. Mas é importante verificar quais alterações são mais adequadas para o seu sistema e sua VPN, e quais os riscos de fazer isso.

Uma dica simples é reiniciar seu dispositivo e sua conexão. Isso pode eliminar acúmulos de funções e execuções e melhorar o desempenho da sua VPN.

Outras limitações podem ser condicionadas ao seu hardware e ao seu pacote de internet. Talvez seja uma boa opção escolher equipamentos mais modernos e um pacote mais rápido pelo seu provedor.

Cuidado com as opções “gratuitas”

É importante tomar cuidado com as VPN’s “gratuitas”. Muitas vezes, elas não possuem robustez suficiente e podem comprometer não só a velocidade da sua conexão (com servidores de qualidade inferior), mas sua própria integridade.

É importante fazer o download de uma VPN de boa qualidade, confiável e, preferencialmente, paga.

Harold Kilpatrick – é consultor de segurança cibernética e blogueiro freelancer. Atualmente, ele está trabalhando em uma campanha de segurança cibernética para aumentar a conscientização sobre as ameaças que empresas e indivíduos podem enfrentar online.”

Comentários