Enviado em 29.07.2019

ISP Shop, há 10 anos evoluindo pessoas e alcançando novos horizontes

A ISP Shop se configura como uma das pioneiras lojas especializadas em equipamentos para provedores de internet no Brasil, oferecendo produtos de qualidade com um custo acessível a todos os pequenos provedores que fizeram este crescimento ser possível em todo o país.

Durante o ano de 2017, no Brasil tivemos o aumento significativo na quantidade de acessos fixos à internet, com cerca de 26,7 milhões dos domicílios conectados por meio de banda larga fixa. Este fato se dá graças ao avanço do cabo e da fibra, trazidos pelos pequenos provedores, que possuem um papel fundamental no crescimento do acesso fixo, devido aos grandes esforços para a modernização das redes, uma vez que eles só crescem com fibra, provendo acesso de excelente qualidade e provendo acesso em localidades que os grandes não tem interesse.

Tendo participação direta no crescimento dos acessos fixos de internet no país, a ISP Shop se configura como uma das pioneiras lojas especializadas em equipamentos para provedores de internet no Brasil, oferecendo produtos de qualidade com um custo acessível a todos os pequenos provedores que fizeram este crescimento ser possível em todo o país.

O conceito nasceu em meados de 2008, fruto de uma operação instalada dentro de um provedor regional no município de Goioerê, cidade com aproximadamente 30 mil habitantes, localizada no interior do Paraná, contando apenas um funcionário. Naquela época o objetivo principal era efetuar as compras para suprir uso interno do próprio provedor. “Durante os planejamentos e as análises para que conseguissem executar a ideia, a falta de contatos que possuíam conhecimentos a respeito do processo de importação em nossa região foi um fator limitante – relata Tiko Kamide, CEO da ISP Shop – “nesta época eu me filiei à Câmara de Comércio Brasil-China, sediada em Curitiba-PR, foi lá onde tivemos acesso a uma gama de conhecimentos novos, incluindo alguns compradores e fornecedores”.

A partir de então, Tiko Kamide observou oportunidade de poder obter os insumos necessários para sua operação com qualidade e um custo acessível e em Abril de 2008, foi até a China para conhecer o portfólio de produtos que eram oferecidos por eles, vendo que além de bom preço, eles ofereciam qualidade e variedade de equipamentos, retornou ao Brasil e planejou a primeira compra a ser feita.

A nossa primeira importação foi um cabinho, mas como era uma compra grande, adquirimos o produto em agosto de 2008 e, devido a falta de experiência, a carga demorou quase 7 meses para chegar, foi uma caixa do tamanho de uma geladeira só deste cabinho conector, mas quando a caixa chegou, foi uma experiência marcante para nós”– completa Tiko Kamide.

Ao observar a quantidade do produto que chegou, vendo que supria com sobras as necessidades do provedor na época, a equipe inicial teve a ideia de revender os excedentes das compras para amigos e parceiros próximos que tinham um negócio na área. Porém ao analisarem, observaram que o grande volume de compras era muito grande para ser bancado somente pelo provedor, então tiveram a ideia de oferecer para estes parceiros para efetuarem a compra junto com a empresa, sendo a partir deste fato, que o contingente de compras começou a aumentar e o negócio começou a levantar volume.

Em 2009, no início da operação de vendas, elas eram feitas via contato direto com o cliente, feito um por um, com um determinado grupo pré-definido, o faturamento era muito baixo, cerca de 2 notas por mês, pois as vendas só eram concretizadas quando havia a chegada dos produtos no local. A empresa utilizava da estrutura do provedor onde ficava. “Os best-sellers no início da operação eram os Switchs e CPE, que na época tinham um destaque principal”, lembra Ayron Oliveira, o primeiro funcionário da operação e atual Gerente Comercial e Marketing – os produtos eram conhecidos pelos diferenciais e pela qualidade, mas também por serem pensados para o provedor.

Naquele primeiro momento, a principal parte da operação ficava sempre dentro do provedor, os produtos que chegavam eram armazenados em um estoque instalado em uma das salas da empresa, contudo, o crescimento da ISP Shop foi muito grande para ficar contido, e pouco tempo depois, um imóvel comercial ao lado foi alugado para servir de estoque para o negócio em ascensão. Após aproximadamente 6 meses, o estoque teve que ser ampliado para um galpão que ficava a umas 7 quadras de distância do primeiro local. O barracão da época não era dos melhores, tinha goteiras, era sujo e bem apertado, mas sabíamos que seria passageiro”, afirma Tiko Kamide.

Foi nesta época que a ISP Shop começou a tomar uma forma ainda mais consistente, pois ao se mudar para o barracão a operação se expandiu de forma positiva, os envolvidos no negócio estavam atingindo corretamente o mercado de provedores, estavam no caminho certo. Neste meio tempo, a empresa adotou o princípio de inovação como foco principal, introduzindo no mercado uma série de produtos pioneiros no país, baseando em sua experiência com o provedor onde estavam instalados.

A ideia deu certo a tal ponto que a empresa buscou se reinventar de diversas formas durante sua trajetória, surgindo-se como primeiro e-commerce do segmento Telecom no mercado nacional e foi umas das pioneiras na comercialização de produtos voltados para a rede de fibra óptica, sendo ela um dos fatores principais para ampliação da rede de provedores regionais no país como um todo.

Durante este meio tempo, a expansão da operação foi tanto em estrutura quanto em pessoas. “Quando entrei, assumi a função de auxiliar geral, a empresa era muito pequena na época, mas mesmo desconhecida, sempre adorava falar onde eu trabalhava” – relata Higor Almeida, presente na empresa desde 2011 – “Aprendi muita coisa aqui na empresa, pois a ISP Shop me abriu os olhos para ser uma pessoa melhor tanto de maneira intelectual como social, os gerentes sempre estão orientando e a organização como um todo me incentivou a melhorar tanto para a empresa, quanto para mim mesmo, para mim, a ISP Shop é uma família” – completa Higor.

Quando a ISP Shop nasceu, trabalhava no provedor onde ela havia começado, num primeiro momento dei uma assistência através do desenvolvimento do site, em 2014 assumi o departamento de TI” – relata Gilberto de Almeida, gerente do Departamento de TI da ISP Shop – “Eu trabalho para que a empresa cresça, eu acho que a mentalidade da empresa também é de crescimento, então acaba que o crescimento foi o resultado.”- completa Gilberto.

Quando eu entrei, eu estava num divisor de águas, era uma época de grande expansão na empresa, trabalhávamos juntos e separados ao mesmo tempo dentro da empresa, o ramo telecom era um universo completamente tecnológico, muito diferente para mim” – afirma Yuka Sakata, Gerente do Departamento Administrativo – “eu sempre acreditei que seria um sucesso, lembro que quando eu entrei, eu não tinha um sonho definido, mas dentro da empresa eu fui criando ele, aqui dentro eu aprendi muita coisa, acredito que partilhar foi uma das coisas que eu mais aprendi aqui na empresa.” – relata Yuka.

Vendo a oportunidade de expansão, em 2014 a equipe da ISP Shop se mudou para um Centro de Distribuição e Logística localizado num ponto estratégico da cidade de Goioerê – PR, contando com mais de 1.400 m² de setor de expedição e mais de 200 m² em área de escritório, além um completo sistema de logística e atendimento comercial especializado, permitiu a ampliação da empresa com qualidade e consistência. Qualidade esta que foi certificada em 2016 através da SGC (Sistema da Gestão de Qualidade) obtida pelo selo ISO 9001, e que em 2017 foi comprovada ao ser agraciada pelo Prêmio ABRINT na categoria Atendimento Comercial e na categoria Prazo de Entrega, sendo este um motivo de muito reconhecimento dos esforços conjuntos de toda a equipe.

Os valores criados e cultivados dentro da ISP Shop sempre refletiram o início da operação, sendo estes demonstrados por todos que nela atuam: buscamos a excelência na operação do negócio, justamente demonstrando o desejo de fazer melhor o que já é feito atualmente; Respeitamos as pessoas, aos animais e o meio ambiente, garantindo a certeza de um amanhã melhor; Almejamos o crescimento harmonioso de todos os envolvidos, valorizando ao máximo as relações e o potencial humano; Somos comprometidos com nossas ações, honrando os compromissos diante dos colaboradores, fornecedores e clientes; Incentivamos a participação das pessoas, estando sempre dispostos a escutar pontos de vista diferentes; Lutamos por um mundo melhor, promovendo ações que despertam a responsabilidade social, e fazendo a diferença na vida das pessoas. Estes princípios são a chave para a inovação tanto em âmbito estrutural, quanto pessoal de todo o quadro de pessoas envolvidas com a organização.

Além de investir em inovação para seus clientes, a preocupação ambiental e social também é um fator importante dentro da cultura interna, a própria estrutura do CDL é uma das mais aperfeiçoadas do Paraná, possuindo uma complexa instalação de placas solares, a empresa se tornou uma das primeiras do estado a ser 100% autossustentável em energia, evitando o lançamento 6 mil quilogramas de CO2 na atmosfera.

A ISP Shop reflete a evolução dos provedores condensada através de suas políticas, suas atitudes e seus colaboradores. Conservando a missão de oferecer produtos que facilitem a vida das pessoas e das empresas a um custo acessível, a empresa agora se especializa a cada dia, a fim de realizar a visão de ser a empresa de comércio eletrônico mais inovadora do Brasil. Desta forma, a empresa não somente continua a se reinventar a cada dia, mas a tornar o cotidiano interno de todos os envolvidos uma experiência prazerosa, envolvente e instigante. A empresa acredita que o recurso mais valioso são as pessoas, e alcançar o sucesso ao longo destes 10 anos só foi possível graças a pessoas que fizeram parte da sua história. “Cada um deu a sua contribuição para a empresa ser o que é hoje, porque a empresa não é feita de tijolos, a empresa é feita de pessoas”, completa Tiko Kamide.

Comentários