ABRINT 2019: novo planejamento estratégico acompanha ritmo de crescimento dos provedores
Enviado em 22.07.2019

ABRINT 2019: novo planejamento estratégico acompanha ritmo de crescimento dos provedores

Iniciamos o ano de 2019 na ABRINT desenhando um Planejamento Estratégico por diretrizes, para acompanhar o ritmo dos provedores

O ano de 2018 foi bastante positivo para o mercado de provedores de internet. Crescendo a taxas que variam de 20% a 25%, as empresas do setor mantiveram seu papel de destaque na missão de aumentar o acesso à internet no Brasil e incentivar a inclusão digital. Juntos, já somos a quarta maior empresa de comunicação do país, representando uma parcela equivalente a 20% do total de acessos à internet no Brasil.

Unidos, os provedores são fundamentais para o desenvolvimento econômico do país. Cerca de 10 anos atrás, apenas 18% dos domicílios brasileiros possuíam acesso à internet. Em 2018, esse volume subiu para 61%, segundo dados divulgados pela Pesquisa TIC Domicílios 2017, elaborada pelo Cetic.br.

Para acompanhar esse ritmo de crescimento, iniciamos o ano de 2019 na ABRINT (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações) desenhando um Planejamento Estratégico por diretrizes, em conjunto com uma consultoria externa.

Este é um movimento interno que estamos fazendo com o objetivo de aumentar o nível de profissionalização da associação, aprimorar nossos processos, apoiar o compromisso de defesa dos interesses do setor e conquistar novos associados.

O processo de elaboração do planejamento estratégico é a continuidade da estratégia de aumentar a profissionalização da ABRINT, que começou no ano passado com a mudança do estatuto social abrindo espaço para a contratação de um Diretor-Executivo que vai executar todas as ações definidas pelo Conselho de Administração, juntamente com a sua equipe: todos engajados no papel da entidade de representar os provedores regionais junto à sociedade, órgãos e reguladores, de forma a assegurar uma

concorrência justa no mercado de telecomunicações e o cumprimento de políticas para ampliar o acesso de banda larga, especialmente em periferias de grandes cidades ou municípios pequenos e médios do interior. O Diretor-Executivo é Alex Mansur Mattos, engenheiro mecânico com especialização em gestão estratégica tendo atuado em outras organizações empresariais e também no governo.

Para o Planejamento Estratégico da ABRINT, estamos aplicando o método Hoshin Kanri, uma técnica de desdobramento de estratégia, que envolve todos os níveis de gestão da entidade. Esse método faz com que todos os recursos sejam utilizados a favor do principal objetivo da entidade, desdobrando cada estratégica traçada e checando se os resultados das tarefas diárias refletem os objetivos definidos.

ABRINT Educa

Entre os diversos movimentos desse projeto estão os estudos para identificar e desenvolver novos serviços aos associados. Em fevereiro, por exemplo, a entidade lançou o ABRINT EDUCA, uma plataforma de cursos técnicos e de gestão do negócio para os provedores associados. Inicialmente estão sendo disponibilizados 8 cursos para os associados: gestão de provedores; preenchimento do SICI; ética, trabalho e suas relações; eletricidade básica e eletrônica básica; NR 10; sistemas de telecomunicações; redes e protocolos de comunicação de dados; e introdução à gestão e empreendedorismo. Os primeiros resultados do ABRINT Educa são promissores: em apenas 4 dias, a plataforma foi acessada por 73 provedores associados.

Para os próximos meses, estamos prevendo dentro dessa plataforma a criação de webinars dedicados ao mercado de provedores, além da ampliação no numero de cursos. Um curso que vai entrar em breve é o de redes de FTTH, ministrado pelo consultor Ronaldo Couto. Essas mudanças bem estruturadas e elaboradas tornarão nossa atuação muito mais focada na conquista de representatividade do setor para melhor defesa dos interesses da nossa classe e na entrega de mais e melhores serviços para os associados.

* Breno de Castro Laranjo Vale é presidente do Conselho de Administração da ABRINT (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações)

Comentários