Enviado em 05.04.2019

Perguntas

Atualmente um grande número de provedores oferecem serviços a seus clientes usando a tecnologia de fibras ópticas; e um número ainda maior de provedores operando com rádio e cabos metálicos buscando migrar suas redes para as redes de fibras ópticas.

Atualmente um grande número de provedores oferecem serviços a seus clientes usando a tecnologia de fibras ópticas; e um número ainda maior de provedores operando com rádio e cabos metálicos buscando migrar suas redes para as redes de fibras ópticas.

Em nossos treinamentos, recebemos dezenas de provedores que em geral possuem as dúvidas ilustradas a cima. No entanto, é importante antes de decidir pela implementação de uma rede óptica quais são as razões ou motivadores que nos levam a esta decisão.

Para auxiliar segue baixo algumas perguntas que podem ajudar nesta reflexão:

  • Todo provedor precisa ter uma rede de fibra óptica?

  • Porque meu provedor deveria implementar uma rede de fibra óptica?

  • Quais serão os benefícios que uma rede de fibra óptica trará ao meu provedor?

  • Quais serão os benefícios que uma rede de fibra óptica trará aos meus clientes?

  • Não posso conseguir os mesmos benefícios com uma outra tecnologia?

  • Eu entendo claramente o que meus clientes esperam dos serviços que presto?

  • A fibra óptica mudará a forma como meus clientes percebem a qualidade de meu provedor?

  • A rede de fibra me ajudará a crescer minha rede de clientes?

  • Eu conheço o custo de implementar uma rede de fibra óptica em minha região?

  • Eu disponho destes recursos financeiros para esta implementação?

  • Em quanto tempo este projeto se paga? Qual sua lucratividade?

  • Quais os fatores podem impactar o sucesso do projeto?

Estes questionamentos são extremamente importantes para o planejamento de uma rede de fibra óptica, no entanto, a pergunta principal que será o alicerce do projeto é:

Quanto vou ganhar com minha rede de fibra óptica?

A resposta à esta pergunta é fundamental para chegarmos ao resultado tão esperado de nossa rede de fibra:

LUCRO.

De uma forma muito simples, podemos definir lucro como sendo a diferença entre as receitas e as despesas de nosso provedor.

Da fórmula acima concluímos que para aumentar o lucro do provedor, temos duas opções:

Aumentar as receitas ou diminuir as despesas.

Sabendo disto, agora então podemos responder a mais uma pergunta:

Como a rede de fibra melhorará minhas receitas ou diminuirá minhas despesas?

O que estamos buscando mostrar é que o projeto técnico da rede FTTH não garantirá o sucesso sem que tenhamos as devidas atenções ao custo operacional do provedor e, principalmente, a habilidade que o provedor deve ter para identificar e atender as necessidades de seus clientes.

Neste sentido, vala a pena pesarmos em outras perguntas:

  • Qual o mercado desejado?

  • Qual o comportamento da concorrência?

  • Qual meu público alvo?

  • Qual o potencial do negócio?

  • Como fazer o planejamento?

  • Quais os investimentos necessários?

  • Quais os recursos tecnológicos e humanos necessários?

  • Como será o plano tático operacional a ser seguido?

  • Quais serão os planos oferecidos e diferenciais competitivos?

  • Qual será o plano de vendas?

  • De que forma será feria a gestão de resultados?

  • Quais serão as estratégias de crescimento e expansão?

Se neste ponto você está com mais dúvidas que respostas, não se preocupe, foi esta nossa intenção!

Procure responder a estão questões com a maior dedicação possível, são elas que garantirão o sucesso de sua rede FTTH e de seu provedor!

Prometo que a próxima coluna não trará tantos dependes.

Bons projetos!

Ronaldo Couto – Engenheiro Eletricista, com ênfase em telecomunicações. Especialista em redes de fibra óptica. Fundador da Primori Tecnologia.

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