Enviado em 25.02.2019

Como criar uma boa comunicação entre equipes internas e externas?

Muitos gestores têm reconhecido a comunicação como um dos fatores de sucesso nos resultados da empresa. Quando ela é clara, fluida e ágil, contribui consideravelmente para uma tomada de decisão mais assertiva em menor tempo, o que, em alguns casos, pode trazer vantagens competitivas para o negócio.

Muitos gestores têm reconhecido a comunicação como um dos fatores de sucesso nos resultados da empresa. Quando ela é clara, fluida e ágil, contribui consideravelmente para uma tomada de decisão mais assertiva em menor tempo, o que, em alguns casos, pode trazer vantagens competitivas para o negócio.

A seguir, vamos falar sobre como se pode construir uma boa comunicação, tanto internamente, quanto com as equipes externas. Continue acompanhando e saiba mais!

Acompanhamento de ações

Quando o gestor acompanha as ações das equipes envolvidas no trabalho, é possível saber como cada uma delas influencia no resultado final. Isso quer dizer que também é possível identificar onde se encontram os maiores gargalos na comunicação e seus efeitos, direcionando as ações corretivas de uma forma mais assertiva e adequada.

Treinamento de colaboradores

Uma das melhores formas de fazer com que os colaboradores compreendam a importância da boa comunicação dentro da empresa é informando qual é o papel de cada um deles no processo, bem como sua relevância. Portanto, informar e educar os funcionários e fazer com que eles conheçam a influência de seu trabalho nos resultados de outros setores é uma das soluções para garantir uma comunicação mais eficaz.

Sistema de gestão integrado

Hoje, já é possível contar com softwares que integram todas as áreas da empresa, por um custo baixo, através da computação em nuvem. Ou seja, integrar os setores de uma empresa e permitir a troca de informações de forma ágil e automática não é mais privilégio das grandes corporações.

Além de melhorar a comunicação entre os setores da empresa, através do compartilhamento de informações, a utilização de um sistema de gestão integrado permite proporcionar aos clientes melhor experiência no atendimento — visto que as todas as informações passam a ser compartilhadas.

Mobilidade

Em se tratando de garantir boa comunicação entre as equipes externas e a empresa, a melhor solução é investir em mobilidade. Através do sistema de gestão integrado na nuvem e a utilização de gadgets — smartphones ou tablets, por exemplo — os colaboradores externos podem acessar, além das ordens de serviço, informações relevantes a respeito do cliente que será atendido.

Por exemplo: o atendente de SAC deve coletar o máximo de informações possível a respeito do problema que precisa ser tratado e repassá-las à equipe técnica, que chega no cliente mais preparada e com conhecimento do tipo de problema que terá que lidar.

Além disso, vale ressaltar que a comunicação não deve ser restrita ao sistema, que pode — e deve — haver troca de informações através de ligações também, que são um meio rápido e permite uma comunicação ainda mais clara.

A tecnologia é uma excelente aliada quando se trata de obter uma boa comunicação e melhorar o compartilhamento de informações. Entretanto, o ponto principal nesse processo é a participação dos colaboradores. Ou seja, ainda que se invista em melhorias técnicas, o lado pessoal deve sempre ser levado em consideração — orientando as equipes a se integrarem, em vez de agir como departamentos isolados dentro da empresa.

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