Fatores Facilitadores e Inibidores da Segurança da Rede
Enviado em 05.10.2018

Fatores Facilitadores e Inibidores da Segurança da Rede

O que significa exatamente segurança da rede? Saiba hoje no Post de José Maurício.

Poucas coisas podem parecer tão improváveis quanto ISP estar absolutamente segura no contexto de um mercado global, onde a concorrência e a rivalidade se intensificam. Resta-nos uma pergunta: O que significa exatamente segurança da rede? A resposta para esta pergunta é muito relativa, uma vez que dependerá principalmente da cultura organizacional estabelecida em cada empresa e do modelo de Política de Segurança adotado por seus colaboradores. Não obstante a dificuldade de precisão na resposta é fundamental destacar que o ISP que não se preocupa com a segurança dos seus ativos computacionais está ameaçado de ser superado muito rapidamente.

Outra função, talvez não tão aparente, mas não menos importante do que a que surge em função do negócio da empresa, é a aplicação das estratégias de segurança nas áreas que dão suporte operacional. Uma das funções mais importantes da segurança computacional atualmente é ampliar a compreensão geral de segurança, seus usos e abusos. Compreendendo-se como funcionam os procedimentos de segurança e como todos são vulneráveis a falhas internas e à agressão externa é possível analisar de forma objetiva os impactos na infraestrutura organizacional.

A segurança não é tecnologia e tampouco soluciona todos os problemas de uma corporação. Segurança é um processo e como tal, pode-se aplicar seguidamente e, dessa maneira, melhorar a segurança da corporação. Se não for aplicada ou se for interrompida a aplicação do processo, a segurança tende a ser cada vez pior, à medida que surgem novas formas de ameaças e técnicas de ataques.

Medidas de segurança nada representam se não se conhecer o que deve ser protegido. Dentre os fatores facilitadores, aqueles que contribuem para a segurança computacional corporativa estão a adoção de um ambiente que observa as normas e padrões de segurança no uso dos recursos computacionais disponibilizados; a disponibilidade de canais de comunicação abertos para melhorias contínuas nos procedimentos de segurança; a correlação entre desempenho e proatividade na empresa.

Os fatores inibidores da segurança mais comuns são atitudes e meios excessivamente autoritários; empresas com pouco ou nenhum controle sobre a utilização dos recursos computacionais; pressão para conformar-se, do tipo “isto sempre foi assim”; falta de tempo para a melhoria dos procedimentos de segurança e a prisão do organograma, também conhecida como rigidez organizacional.

Antes de tratar da segurança das tecnologias que compreendem uma rede de comunicação, é necessário que se avalie, detalhadamente, a amplitude daquilo que se pretende proteger. O primeiro passo consiste em realizar um levantamento e a classificação dos ativos da empresa. É preciso avaliar o grau de risco e de vulnerabilidade destes ativos, fazer a avaliação das suas falhas e definir o que pode ser feito para aperfeiçoar sua segurança.

O segundo passo diz respeito à formalização de uma política de segurança que basicamente estabelece a elaboração de normas e procedimentos dentro da organização. Este trabalho normalmente é monitorado por um grupo especialmente criado para esse fim. A infraestrutura de tecnologias é a terceira fase deste planejamento, envolvendo desde aquisição de ferramentas, até configuração e instalação de soluções, criação de projetos específicos e recomendações de uso.

Ao delimitar estes processos, o profissional deve partir para a fase de gerenciamento, passando pela análise de infraestrutura da empresa, auditoria de processos, testes regulares de ataques a vulnerabilidades, revisões e acompanhamento de políticas e tratamento de incidentes na rede.

Comentários