Enviado em 04.07.2018

A base de contatos talvez seja o bem mais valioso do seu Provedor

Nesse artigo quero compartilhar com você algumas disrupturas que podem ser que aconteça no mercado de Provedores nos próximos anos.

Vamos falar sobre inovação e criatividade? Não é uma tarefa fácil prever mudanças em um mercado que dependemos de diversos fatores e alguns dos principais são políticos, mas eu quero nesse artigo poder compartilhar com você algumas disrupturas que podem ser que aconteça no mercado de Provedores nos próximos anos, claro que você pode ter outra visão e por mim isso está tudo bem.

O processo de prospecção e aquisição de clientes dos Provedores de Internet por muitas vezes ainda é de forma tradicional, entregar panfletos, fazer campanhas na rua, vendedores de porta a porta e vendas por telefone, não que isso seja errado, mas hoje já temos novos recursos. Entender como agregar valor ao produto antes do fechamento da venda pode fazer muita diferença na fidelização dos seus clientes.

O grande problema é não ter informações sobre o mercado!

Grandes companhias a nível internacional se destacam porque elas possuem informações, dados do mercado, conhecem os hábitos do consumidor e acompanham as mudanças de comportamento para melhorar a estratégia de relacionamento e de entrega dos seus produtos.

O que a sua empresa sabe de fato sobre o público ideal? Na grande maioria o que temos de informações são:

  • Nome completo

  • Telefone

  • Email

  • Endereço

Como você quer se relacionar com algum cliente se não sabe o que ele gosta, o que ele precisa e muito menos o que ele quer fazer na utilização do produto e serviço que a sua empresa irá entregar.

Como obter mais informações sobre o seu público-alvo?

A coleta de informações acontece em quatro estágios.

Estudo de persona: Estudo que visa identificar características e os hábitos do consumidor para montar uma estratégia de comunicação mais assertiva.
Relacionamento antes da venda: Ninguém aguenta mais anúncios, somos bombardeados diariamente por anúncios em todas as mídias, agora precisamos entregar o que o cliente está procurando, relacionado ao serviço que a sua empresa fornece.

Depoimento pós venda: É muito mais fácil perguntar do cliente se ele está satisfeito com o seu serviço para tentar melhorar a entrega antes de perdê-lo.

Relacionamento pós venda: Conteúdos relacionados ao seu produto e serviço que educa os clientes é o melhor caminho para sua empresa adquirir autoridade e se aproximar cada vez mais deles.

Informações que você precisa dos seus clientes

  • Nome da Persona

  • Idade

  • Escolaridade

  • Sexo

  • O que sua persona faz? (Cargo/Ocupação)

  • Descreva sua persona, seus hábitos, e seu dia a dia

  • Quais os meios de comunicação usados pela Persona?

  • Qual o objetivo pessoal ou profissional desta pessoa que você poderia ajudá-la a realizar?

  • Quais desafios impedem esta pessoa de atingir seus objetivos?

  • O que poderia fazer esta aquisição se tornar desnecessária?

  • A sua persona possui um trabalho online?

Essas são apenas algumas perguntas que você já pode responder sobre o seu cliente ideal, a maneira que a sua empresa vai crescendo e adquirindo mais informações o relacionamento fica mais aproximado.

O próximo passo agora é utilizar essas informações para atrair mais clientes.

Como utilizar informações de mercado para crescer muito mais!

Através de novas parcerias podemos atrair mais clientes para base e até diminuir a taxa de cancelamento. Muitos Provedores que eu converso diariamente possuem de 3 a 8 mil clientes e não sabem o que fazer para fechar novas parcerias.

Exemplo de parcerias que você poderá fechar a medida que entende as necessidades de consumo dos seus clientes:

Rede de drogarias: O seu Provedor agora pode fechar com uma rede de drogarias na sua cidade para ela dar descontos exclusivos para a sua base de clientes e todos os clientes do seu Provedor irão poder usufruir desses benefícios.

Cinema: Não é todas as cidades que possuem cinema, mas se na sua cidade tem, você pode fechar com a empresa de cinema uma parceria para divulgar para os seus clientes descontos exclusivos.

Agora você poderá fechar novas parcerias com clubes da sua cidade, casa de show, eventos pontuais, pizzarias, hamburguerias, casas de festas, supermercados e muito mais.

Imagina comigo, em um futuro próximo o leque de opções que o seu Provedor poderá está disponibilizando para os seus clientes com serviços exclusivos?

Por outro lado, qual a empresa que não gostaria de ter um fluxo maior em vendas mensalmente através de uma lista de pessoas devidamente selecionadas para receber essas ofertas?

Definitivamente é possível sim que as informações que você tenha da base dos seus clientes traga novas oportunidades de negócios. Dependemos apenas de criatividade para fazer um pouco diferente do que o mercado já está acostumado de maneira tradicional.

Thiago Buenaño, consultor nas áreas de projetos de redes ópticas e estratégias de marketing para provedores, Co-founder das startups AnjosISP Incubadora para Provedores e Empreenda na vida Escola de Empreendedorismo Digital.

A Revista do Provedor!
Fornecemos conteúdo de qualidade, especializado, produzido por grandes nomes do setor de telecomunicações, e tudo isso gratuitamente por meio das mais de 2 mil publicações impressas por edição, além da versão online.

Comentários