Seleção de Futebol x Empresas
Enviado em 29.06.2018

Seleção de Futebol x Empresas

Estamos em época de copa do mundo, e por ai existem aqueles que gostam e aqueles que não gostam de futebol, mas de uma forma ou outra somos abordados e afetados pelo tema.

Estamos em época de copa do mundo, e por ai existem aqueles que gostam e aqueles que não gostam de futebol, mas de uma forma ou outra somos abordados e afetados pelo tema. Mas a ideia aqui não é falar de futebol, e sim de empresas, mas vou fazer um paralelo entre estes dois cenários.

Dentro do paralelo proposto, quatro pontos me chamam a atenção, sendo: Alta Performance, Espirito de Equipe, Talento e Liderança.

Alta Performance: é impressionante a alta performance de alguns atletas. Sempre motivados e com garra acima de tudo se entregam em 100% à aquele propósito. Corpo e mente estão em perfeita sintonia. Alguns atletas nos chamam a atenção pela tamanha dedicação a esta alta performance, outros nem tanto. Alguns jogadores em forma de atingir a alta performance, antes do evento deram uma pausa no seu mundo externo (redes sociais e demais assuntos) para focarem exclusivamente no campeonato. Trazendo isso para dentro das nossas empresas, você tem profissionais que se entregam em alta performance a sua empresa? Quem realmente te entrega aquela quantidade de horas que você contratou? Normalmente estes caras são aqueles que em nossas empresas dizemos que vestem a camisa.

Espírito de equipe: algumas equipes possuem um espírito de equipe fantástico. Este espírito de equipe se da desde o entrosamento entre os atletas, na comemoração dos gols, no momento de se cantar o hino, enfim, existe uma união e sinergia perfeita entre todos que ali estão. Afirmo que se não existe este espírito de equipe dentro de um grupo, esta equipe não chegará ao êxito do campeonato. E você na sua empresa, tem este espírito de equipe? Seu time é unido ou é cada um por si e Deus por todos? Fique atento a isso, pois mesmo sem a alta performance e talento, com uma equipe engajada você poderá ter sucesso na sua empresa.

Talento: O talento é aquele que faz o trabalho sem fazer força. São pessoas que descobriram o seu dom. Na copa podemos perceber muitos talentos, que tem o dom do futebol e são destaque em suas equipes. E talentos, você os tem na sua empresa? Talento é aquele que te entrega mais e diferentemente de todos os outros da sua empresa. Você vai tentar achar outros que se assemelha a ele, mas dificilmente você vai encontrar, pois ali está um talento.

Liderança: o papel do líder é influenciar os seus companheiros a buscarem os objetivos dentro da equipe como um todo. Em alguns times este líder está dentro de campo com os demais atletas, em outros, o líder é o técnico que determina a tática da equipe. Ele tem um papel de fundamental importância em dar estabilidade a todo o time. E dentro da sua empresa, como esta a liderança do seu time? Estão todos com vocês? Os seus lideres realmente jogam ao seu favor?

Legal, acho que a comparação ficou legal. Agora preste atenção em sua condução e nos aspectos acima que são muito importantes para o seu sucesso. A cada dia estes assuntos me instigam e me deixam mais motivado a estender e estudar o ser humano, pois aqui esta a chave de todo sucesso.

Comentários