Enviado em 25.05.2018

O que terceirizar na sua empresa?

Constantemente sou abordado por clientes e ou parceiros me questionando o que é possível, e ou recomendável, terceirizar em um provedor de internet.

Constantemente sou abordado por clientes e ou parceiros me questionando o que é possível, e ou recomendável, terceirizar em um provedor de internet. Não quero dizer que esteja certo ou errado, mas sigo uma linha de raciocínio que defendo a algum tempo. Esta linha de raciocínio sempre tive diversos feedbacks positivos com relação a mesma.

Mas antes de colocar o meu ponto de vista, preciso definir dois conceitos:

Projeto – Um projeto consiste em esforço temporário empreendido com um objetivo pré-estabelecido, definido e claro, seja criar um novo produto, serviço, processo. O projeto em início, meio e fim definidos, duração e recursos limitados, em uma sequência de atividades relacionadas.

Processo – Um processo é uma sequência de tarefas (ou atividades) que ao serem executadas transformam insumos em um resultado com valor agregado. A execução do processo de negócio consome recursos materiais e/ou humanos para agregar valor ao resultado do processo. É uma atividade continua.

O que eu normalmente recomendo para todos é que tudo o que seja um projeto dentro da sua empresa, você pode e deve terceirizar, pois assim não será necessário contratar mão de obra especifica para tal, nem mesmo, deslocar equipe que executam processo para realizar tais projetos.

Em contrapartida, tudo o que seja processo você deve internalizar dentro da sua empresa.

Tendo esta postura, você não terá que deslocar equipes que naturalmente na execução de processos dentro da sua empresa, que fazem atividades rotineiras e recorrentes, para executar atividades que são esporádicas de projetos que não são constantes em sua empresa.

Engenheiro de Telecomunicações e atua como Consultor a 8 anos no mercado de Provedores de Internet. Sua atuação é focada na Gestão, Estratégia e Modelamento de Negócios de provimento de internet e redes de telecom.

Comentários