Enviado em 04.05.2018

Comunicação interna: vale a pena investir?

Quer saber como a comunicação interna pode trazer benefícios para a gestão de seu provedor de internet? Continue acompanhando!

Diante de um mercado cada vez mais exigente e dinâmico, gestores e empresários reconhecem a necessidade de buscar diferencias competitivos em suas gestões, para conquistar maior produtividade e melhores resultados. E um destes diferenciais está na qualidade da comunicação interna, já que esta estratégia é responsável por integrar e engajar todos os colaboradores, equipes e setores aos objetivos da empresa.

Um bom sistema de comunicação interna influencia diretamente em diversos aspectos corporativos, tais como o rendimento individual e coletivo, a motivação e o senso de pertencimento. Por isso, é essencial cuidar do fluxo de informações corporativas, assumindo, assim, uma gestão mais transparente e efetiva.

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Os benefícios de bom sistema de comunicação interna

O investimento em comunicação interna é capaz de trazer inúmeras vantagens para o negócio. Dentre os principais, estão:

Clima organizacional

O clima organizacional é fortemente impactado pela qualidade da comunicação interna. É preciso compartilhar informações sobre a situação da empresa, mercado, concorrência, novas tecnologias, projetos e, principalmente, desafios a serem superados. Essa iniciativa permite estabelecer uma relação de confiança entre gestores e colaboradores, gerando cooperação e colaboração.

Produtividade, metas e resultados

A comunicação interna deve servir também para divulgar e monitorar as metas individuais e coletivas, que sustentam os objetivos macro da empresa. Assim, práticas relacionadas à gestão à vista — como quadros e murais — podem ser muitos úteis para otimizar o sistema de comunicação. Além disso, a produtividade também é influenciada, pois equipes atualizadas e bem orientadas, produzem mais e melhor.

Desenvolvimento profissional

Outro aspecto importante que pode ser favorecido com um bom sistema de comunicação interna é o desenvolvimento profissional dos colaboradores, por meio da disponibilização de conteúdos relevantes, matérias, artigos e cases de sucesso. Assim, é possível incentivar a pesquisa, a criatividade e a busca por novas alternativas e soluções.

Alinhamento e motivação

Para que haja motivação e comprometimento, é essencial que todos conheçam a estratégia da empresa e se sintam parte integrante do negócio. E somente através de uma comunicação assertiva é possível alcançar altos níveis de participação, coletividade e motivação.

Como melhorar a comunicação interna

A qualidade da comunicação interna depende de alguns fatores importantes e que devem ser considerados. É preciso construir um planejamento completo, que agregue estratégia, objetivos, público-alvo, frequência, formato e interesse. Conheça alguns destes fatores:

Construir uma cultura com foco em informação

A cultura organizacional deve ter foco na comunicação, favorecendo compartilhamento da informação e do conhecimento, além de permitir a participação e a interação dos colaboradores. Para tanto, é preciso criar mecanismos que reforcem esses conceitos.

Potencializar os canais internos de comunicação

O uso dos canais internos dá maior credibilidade à mensagem que está sendo transmitida, por isso é fundamental com meios eficientes, que atinjam todo o público de maneira simples e ágil. Para tanto, é preciso potencializar a utilização destes canais, como newsletters, e-mails, jornais, chats e redes sociais corporativas.

Adequar a linguagem e o conteúdo

Outro fator importante está relacionado à adequação da linguagem, de modo que o recado seja compreendido claramente e também do conteúdo, que deve ser útil e capaz de atrair o interesse dos colaboradores.

Incluir as reuniões gerenciais na estratégia de comunicação

As reuniões gerenciais são necessárias a um bom sistema de comunicação interna e servem para reforçar as informações, esclarecer dúvidas, alinhar expectativas, corrigir desvios, orientar as equipes e direcionar os esforços de acordo com novas demandas e urgências.

Transformar os gestores em bons comunicadores

É preciso lembrar que os gestores têm papel importante no processo de comunicação interna, por isso, devem ser preparados para essa missão. Cabe às empresas identificar e  capacitar as lideranças, incluindo ferramentas como coaching e mentoring, além de treinamentos específicos, como oratória, apresentação e interpretação de linguagem corporal.

 

A comunicação interna merece investimento, pois é peça-chave para a construção de equipes de alto rendimento, qualificadas e engajadas. E em mundo altamente conectado, onde o acesso à informação é rápido e livre, é fundamental que as organizações criem seus próprios sistemas de comunicação, adotando também soluções tecnológicas que facilitem o fluxo e aproximem os colaboradores. Com isso, é possível ter ganhos reais em produtividade, qualidade e competitividade.

Como funciona a comunicação interna em sua empresa? Compartilhe conosco suas dicas e experiências!

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