Enquanto o poço não seca
Enviado em 22.03.2018

Enquanto o poço não seca

Olá Pessoal! No Post de hoje falaremos sobre um dos principais problemas do Século 21. A falta de água!

Podemos facilmente notar que a maior parte de nosso planeta é composto por água, representando 70% de nosso planeta. Porém a maior parte dessa água é Oceânica, ou seja, imprópria para o nosso consumo. Apenas 3% é de água doce, e a maior parte dessa porcentagem encontra-se em geleiras ou reservas subterrâneas.

Mais de meio bilhão de pessoas no mundo não tem acesso à água potável e mais da metade da população mundial não possuem saneamento básico em suas casas.

A agricultura é responsável por 70% do consumo de recursos hídricos, (a maior parte vai para a irrigação de plantações). O campo é seguido pela Indústria que responde por 20%. O uso doméstico corresponde a apenas 10% do consumo total. A quantidade de água potável que é ingerida pela população equivale a menos de 1%.

São números assustadores não é mesmo?! E não precisamos ir muito longe para visualizar esta questão.

Apesar de o Brasil ser a maior potência hídrica do planeta (12% da água doce do mundo), anualmente mais de 850 municípios brasileiros vem enfrentando problemas por falta de água potável. As regiões mais afetadas são o nordeste e o estado da Paraíba, que possuem a maioria das cidades nessa situação.

35 milhões de pessoas não tem acesso nem mesmo a água tratada no país. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 88% das mortes por diarreia no mundo são causadas pelo saneamento inadequado e milhares de pessoas morrem por ano no Brasil de doenças provocadas por água contaminada.

A falta de chuva seria um dos fatores para a crise no abastecimento. Mas não é o único. Existem outros vilões como a poluição de rios, crescimento tanto da população como também da Agricultura e Indústria, o pouco aproveitamento das águas residenciais (esgoto e processos industriais) e o consumo imoderado.

Como foi dito 12% de toda a água potável do mundo encontra-se em nosso país, Mas a realidade é que poucos brasileiros têm acesso.

Sabemos que a água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Pensando nisso a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o dia da água em 22 de março de 1992, quando criou também um documento importante para o uso e preservação de recursos hídricos, a Declaração Universal dos Direitos da Água. Onde podemos encontrar um conjunto de posturas e atitudes com relação ao uso sustentável de água. Ao todo são 10 artigos que, a princípio, devem ser tema de reflexão, discussão e análise nas mais diversas atividades dedicadas a celebração desse dia.

Agora ficamos com a questão, porque em pleno século 21 ainda não conseguimos resolver esse problema? Se desde muito cedo somos ensinados por nossos pais, pelos professores e até pela mídia, o quanto a água é essencial para nossa existência?

Dados apontam que devido ao crescimento da população mundial até 2050 o consumo de água deve aumentar até 30%. Agora pensando nisso podemos imaginar o quanto as próximas gerações, sofrerão com essa escassez? Se hoje em dia a falta de água já atinge mais da metade da população mundial, conseguimos imaginar em 30 anos o quanto esse problema estará mais agravado?

Precisamos nos conscientizar e agir para que nossos filhos e netos não sofram ainda mais por problemas que não conseguimos resolver enquanto ainda estavam no alcance de nossas mãos.

Como cidadãos precisamos cobrar mais das autoridades, mas também nos conscientizar e trabalharmos juntos para enfrentar o que podemos chamar de um dos principais desafios mundiais do Século.

Pensando no reaproveitamento da água da chuva a ISP Shop possui cisternas em suas instalações visando aproveitar recursos que normalmente são descartados, Armazenando a água para uma infinidade de usos como lavagens de pátios, calçadas, descarga sanitária, entre outros.

Comentários