5 segredos para se criar um projeto de rede campeão
Enviado em 23.02.2018

5 segredos para se criar um projeto de rede campeão

Empresas modernas precisam estar conectadas o tempo todo. Um bom projeto de rede não é apenas o primeiro passo para a entrada de uma companhia no mundo da internet, mas também a chave do sucesso para quem busca mais inovação.

Empresas modernas precisam estar conectadas o tempo todo. Um bom projeto de rede não é apenas o primeiro passo para a entrada de uma companhia no mundo da internet, mas também a chave do sucesso para quem busca mais inovação, serviços de qualidade e novas parcerias comerciais. No caso dos provedores, ele também auxilia as companhias a conhecerem melhor o seu mercado, enfrentar desafios e a serem mais competitivas.

Dividido em diversas etapas, o projeto de rede direciona analistas de TI a encontrarem o equipamento mais adequado para a estrutura interna de uma companhia. Num cenário onde uma rede bem estruturada pode ser a chave para o sucesso corporativo, gestores de TI devem estar preparados para implantarem bons sistemas de comunicação.  A principal meta desse profissional será oferecer uma conexão estável, rápida e com baixa latência. No texto de hoje, daremos as melhores dicas para a criação de um projeto de rede interna e externa eficiente e inovador. Confira!

Preparando uma empresa para o melhor da conectividade

A criação do projeto de rede envolve diversas etapas. Dos estudos de mercado à criação de uma documentação detalhada, cada uma possui a sua importância. Podemos destacar, como mais importantes as seguintes etapas:

Conheça o seu mercado de atuação

Uma das chaves do sucesso de uma empresa é conhecer bem o seu publico alvo. Saber as necessidades dos seus clientes, a possível demanda por banda e as restrições da região que será atendida ajuda os gestores a otimizarem os seus investimentos. Assim, com métricas mais realistas, você poderá planejar melhor os seus futuros projetos e manutenções preventivas com mais eficiência. Além disso, as suas campanhas de marketing sempre terão um alcance muito maior.

Crie um diagrama óptico

O tempo gasto para o troubleshooting de uma falha na conexão é vital para o bom funcionamento do suporte técnico de uma empresa de rede. Como muitas companhias já adotam a fibra óptica na sua estrutura (seja para distribuição de internet rápida para os seus assinantes, backbones ou links de internet), ter um diagrama óptico diminui a quantidade de falhas e interrupções de serviço. Ele indicará a localização de todas as fusões e conexões da fibra, melhorando o rastreamento por erros ou pontos de perda de sinal.

Tenha uma documentação atualizada

A documentação é uma das principais bases de conhecimento de uma companhia da área de TI. Por meio dela, técnicos, analistas e gerentes podem encontrar informações detalhadas sobre a cadeia de serviços e a infraestrutura de uma companhia que tem a tecnologia como chave do seu negócio. Ela deve ser criada durante a instalação de uma estrutura de rede e ser atualizada regularmente.

Assim, todas as mudanças devem ser documentadas. Seja uma simples mudança no local de passagem de um cabo ou uma grande alteração nas técnicas de trabalho, tudo deve ser registrado. Dessa forma, quando a companhia enfrentar algum tipo de problema ou precisar verificar se algum produto está dentro dos padrões técnicos, o acesso às informações exatas será simples.

Conheça o potencial da sua estrutura de rede

Redes com problema de excesso de tráfego, lentidão e alta latência são fontes de prejuízo. Ter equipamentos trabalhando além das suas limitações técnicas diminui a qualidade do serviço prestado. Para evitar a perda de clientes, uma companhia deve estar atenta às especificações técnicas dos seus produtos.

Se um switch com 48 portas é capaz de gerenciar 4,8 Gbps, ele não deve ser utilizado em redes que demandam mais banda. Para garantir que imprevistos não aconteçam, o gestor da rede sempre deve trabalhar com uma margem de segurança. Ela deve ser, em média, entre 15% e 20% abaixo da capacidade máxima da estrutura de rede. Assim, você sempre terá um intervalo de ação caso a rede tenha que enfrentar uma demanda maior temporariamente.

Rede corporativa? Saiba de tudo

O projeto de rede também pode ser aplicado para a criação de redes corporativas. Apesar das diferenças quando comparamos com a sua aplicação em servidores corporativos, ele também garante melhoras na prestação de serviços e na qualidade do acesso à rede. Durante a sua criação, todos os detalhes técnicos e corporativos devem ser verificados. Dos recursos de hardware e software utilizados às regras de governança interna, tudo deve ser apurado. Assim, o profissional ou empresa responsável pela criação da estrutura física poderá escolher os equipamentos adequados para cada tipo de empresa.

Planejamento voltado para melhora dos serviços

Todas as empresas de sucesso são capazes de trabalhar com métricas realísticas e que geram melhores resultados. Uma companhia que possui um bom conhecimento sobre o seu mercado de atuação e da sua capacidade de expansão consegue planejar melhor o seu futuro no longo prazo. Além disso, ela é capaz de campanhas de marketing mais abrangentes e ter um suporte mais eficiente.

A criação de um projeto de rede detalhado é indispensável para qualquer provedor de serviços de rede. Ele auxiliará gestores e analistas da área a criarem serviços e soluções práticas e flexíveis para os seus parceiros comerciais, com alto grau de inovação e escalabilidade. Com a melhora na qualidade dos produtos, ele contará com clientes cada vez mais fiéis. Se você quer ficar por dentro dessa e de outras dicas sobre TI, assine a nossa newsletter!

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