Como calcular seu pró-labore?
Enviado em 02.02.2018

Como calcular seu pró-labore?

Sou sempre abordado com esta pergunta. Como calcular o pró-labore dos sócios?

Sou sempre abordado com esta pergunta. Como calcular o pró-labore dos sócios?

Antes de mais nada é importante definir o que é o pró-labore. De maneira clara e sintética, pró-labore é o salario dos sócios da empresa. Os sócios que trabalham na empresa, de alguma forma, tem direito a uma remuneração que está vinculada ao que ele faz e a sua produtividade para a instituição. Importante dizer aqui que o pró-labore não esta relacionado a participação nos lucros da empresa, isso é outra coisa.

Pensando como EMPRESÁRIO, se você fosse o investidor da sua empresa, o quanto você pagaria ao um outro profissional de mercado que realizasse as mesmas funções que você? Não venha me falar que é impossível, que você faz tudo. Mas quanto ganharia um (dois, ou três…rsrs) funcionário no mercado para assumir as suas funções? No calculo do pró-labore, este seria o salário de cada um dos sócios. O valor de mercado que um profissional de mercado receberia para realizar as funções que o sócio realiza. Importante ressaltar que sobre o pró-labore incide impostos, e estes podem variar conforme o enquadramento da sua empresa.

O restante da sua retirada é a sua participação nos lucros, referente a sua porcentagem na cota societária da empresa, ou em um acordo celebrado entre os sócios, também denominado acordo entre cotistas.

Comentários