Público alvo ou persona: Como definir o cliente ideal para os Provedores
Enviado em 17.01.2018

Público alvo ou persona: Como definir o cliente ideal para o seu Provedor

  Você acredita que o público ideal para o Provedor de Internet é apenas clientes empresariais e clientes residenciais? Ao longo do tempo […]

 

Você acredita que o público ideal para o Provedor de Internet é apenas clientes empresariais e clientes residenciais? Ao longo do tempo surgiram novas ferramentas para estudo do cliente, é isso que você vai encontrar nesse post.

Ao perguntar de alguns empresários para quem eles pretendem atender, a maioria responde que pretende vender acesso a internet primeiro para empresas, devido o ticket médio ser maior do que os clientes residenciais, posteriormente a intenção é atender clientes residenciais.

Mas será que é só isso de informações que temos sobre o público ideal para os Provedores?

Antes de qualquer coisa quero dizer que está cada vez mais dinâmico entender o comportamento do consumidor e onde eles estão, então temos que ter um trabalho a médio longo prazo para compreender comportamentos semelhantes que irá nos direcionar a uma campanha mais assertiva.

Quando você não conhece o público alvo que você pretende vender o seu produto ou serviço a comunicação tende a ser menos assertiva e de forma genérica. Acredito que você também já deve ter tido a experiência de receber uma mensagem em anúncios e ter pensado “Nossa essa empresa não sabe do que eu gosto realmente”.

Nos últimos anos surgiram novas ferramentas  para auxiliar no estudo do público alvo, e precisamos entender algumas particularidades e a importância de entender o que o cliente quer comprar antes mesmo de sair por aí lançando qualquer cabo.

O que é Público-Alvo

Público-alvo é uma segmentação de mercado que consiste em análise demográfica, socioeconômica e comportamental de um grupo que a empresa determina para alcançar futuros consumidores e será direcionado as ações de Marketing e vendas para esse grupo de pessoas.

  • Os principais dados para criar um público-alvo;
  • Idade;
  • Sexo
  • Idade;
  • Classe social;
  • Formação educacional;

Geralmente é definido público-alvo para cada produto e durante muito tempo foi o primeiro passo para construção de uma estratégia de Marketing.

Devido os novos hábitos dos consumidores e as grandes mudanças que vem acontecendo no mercado, precisamos entender de forma mais detalhada sobre o comportamento do consumidor para saber quais os fatores que levam essas pessoas a comprar.

Exemplo de público-alvo

Homens, entre 25-30 anos, residentes em Manaus, com formação em ensino médio, classe B, renda entre R$1.000 a R$2.000. Gostam de acessar as redes sociais.

Ou seja é muito genérico e é muito difícil encontrar uma definição que permita você ter uma comunicação mais assertiva. 

O que é Persona

Persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. formatamos de acordo com dados reais de comportamento e característica dessas dos seus clientes. Podemos criar uma história com suas motivações, objetivos de vida, preocupações e desafios.

Se você possui uma base de clientes será o lugar perfeito para começar a entender mais sobre essas pessoas. Por mais que você tenha no portfólio empresas e clientes residenciais diferentes, a sua base de clientes pode trazer informações relevantes sobre o porque essas pessoas adquiriram o seu produto ou serviço.

Perguntas que vão te ajudar a definir a sua persona

Depois de entender um pouco mais sobre persona, para seguir ao próximo passo você precisa formatar algumas perguntas de acordo com o perfil dos seus clientes da base.

Mas eu estou começando do zero, como eu faço isso? Você pode seguir com essas perguntas chaves de início, que estão abaixo:

Qual o objetivo pessoal ou profissional desta pessoa que você poderia ajudá-la a realizar?

Quais desafios impedem esta pessoa de atingir seus objetivos?

Como nossa solução ajuda esta persona a superar os desafios listados?

Qual é o objetivo atual da empresa e o que seria importante para alcançá-lo?

O que está impedindo ou acelerando este processo?

Qual a percepção do comprador a respeito da mudança que esta aquisição pode trazer a seu trabalho?

Para quem eles se dirigem quando precisam de informação ou assessoria profissional?

O que poderia fazer esta aquisição se tornar desnecessária?

Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?

Quais as objeções mais comuns da Persona ao seu produto/serviço/solução?

Criando uma Persona

O próximo passo é filtrar as respostas obtidas através das perguntas, com isso você poderá montar um estudo para compartilhar com todos da empresa, visando obter mais resultados com o seu time.

  • Nome (Fictício)
  • Idade
  • Escolaridade
  • Sexo
  • O que faz a sua persona? (Cargo/Função)
  • Meios de comunicação utilizado
  • Objetivo da sua persona
  • Desafios da sua persona

Colocamos nomes a essas pessoas para facilitar na comunicação interna aqui na nossa empresa em reunião, “Você tem certeza que o João irá se interessar nesse produto”.

Exemplo de Persona para Provedores

Maria tem idade de 25 anos, tem uma pequena empresa de doces e salgados, mas ela não sabe quais os benefícios de divulgar o seu negócio através das redes sociais, talvez por isso que ela não dê tanta importância em adquirir um plano de acesso a internet.

O seu principal objetivo hoje é alavancar o seu pequeno negócio, pois é dessa renda que ela trás o sustento para o lar. O desafio agora é como divulgar a sua pequena empresa através do Instagram.

Deu para entender de forma mais clara como analisar o seu cliente ideal?

Depois de definir a persona ideal para o seu Provedor está na hora de atualizar os tradicionais anúncios “A melhor Fibra da região”, “Você quer Fibra”. rs

O próximo passo agora é criar uma estratégia de relacionamento baseado na jornada de compra, vamos juntos?

Para ajudar você nesse processo eu vou trazer muito mais conteúdos como esse aqui no Blog e também no meu site.

Deixa o seu comentário aqui abaixo sobre o que você achou desse conteúdo.

Um grande abraço e nos vemos online!

Comentários