Enviado em 29.12.2017

Nada a ver, mas tudo a ver! É isso mesmo, o mercado cervejeiro.

No post de hoje André Ribeiro faz um parelelo entre o Mercado Cervejeiro e o Mercado de Provimento de Internet, confira!

Poxa, mas o foco aqui não é provimento de internet? Sim, isso mesmo. Apenas vou fazer um paralelo entre os dois mercados que ao meu ver estão com um comportamento muito semelhantes e podem nos dar algumas lições.

A alguns anos atrás ao irmos ao supermercado encontrávamos no máximo 4 ou 5 marcas de cerveja, e todas elas vindas da fabricação de um mesmo grupo econômico. Este grupo dominava, e ainda domina em grande parte o mercado cervejeiro. Por já dominar o mercado cervejeiro abriu mão da qualidade de seus produtos por volume e escalabilidade, deixando de lado a qualidade. Paralelamente, no segmento de Internet, as grandes concessionarias dominavam o mercado de provimento de acesso a internet, e também, por acharem que já dominavam o mercado poderiam abrir mão da qualidade de seus produtos em detrimento do ganho em escala.

Hoje quando vamos a um supermercado, em qualquer região do pais nos deparamos nas prateleiras do setor de cervejas não somente com as 4 ou 5 marcas que estavam presentes a alguns anos atrás. Encontramos diversas marcas pertencentes a pequenas cervejarias, e que por sinal são as mais caras que estão ali expostas. Estas pequenas cervejarias não abrem mão de sua qualidade, e consequentemente do seu preço para se posicionarem no mercado. Elas sabem, e encaram desta forma, que seu publico quando as compram pagam mais caro, pois sabem que irão encontrar ali um produto de qualidade. Fazendo um paralelo, estas pequenas cervejarias são os provedores de internet. A algum tempo atrás não eram nem percebidos no mercado. Hoje já ocupam uma posição de destaque. Só que ao meu ver, equivocadamente, derrubam seus preços para poderem se comparar as grandes concessionarias, esquecendo de demonstrar para seus clientes que seus produtos possuem uma qualidade superior a aquelas que está se comparando.

Uma outra característica interessante que eu comparo é que dificilmente estas empresas serão adquiridas por um a empresa de grande porte. Por serem pequenas empresas, tanto no mercado cervejeiro quanto no segmento de provimento de internet, são empresas que seus processos ainda são muito manuais e artesanais, não permitindo ai uma reprodução em alta escala, que é uma característica das grandes empresas.

Engenheiro de Telecomunicações e atua como Consultor a 8 anos no mercado de Provedores de Internet. Sua atuação é focada na Gestão, Estratégia e Modelamento de Negócios de provimento de internet e redes de telecom.

Comentários