E o LTE? - ISPBLOG
Enviado em 22.12.2017

E o LTE?

Alguns donos de provedores sempre me perguntam, e o LTE vale a pena? Não seria a fibra a solução do momento e do futuro? Onde entra o LTE?

Alguns donos de provedores sempre me perguntam, e o LTE vale a pena? Não seria a fibra a solução do momento e do futuro? Onde entra o LTE?

Sim, a fibra e a solução do momento e do futuro. Mas o LTE também tem seu espaço. Vejo que quem comprou a faixa dos 2.5GHz adquiriu um bem preciso para sua empresa. Nos meus treinamentos sempre ouço a expressão “minha cidade”. Se você adquiriu essa licença, dai sim poderá dizer “minha cidade”, pois ali somente você terá exclusividade de utilizar aquela frequência.

Entendo que a solução em fibra é uma solução mais aderente para áreas mais densas, com uma maior concentração de clientes. Em áreas menos densas em que os possíveis clientes estão mais distantes uns dos outros o custo de uma rede de fibra é elevado, onde uma solução em radiofrequência é mais aderente, e esta opção é o LTE.

Uma vez adquirida uma faixa de frequência, esta faixa e de exclusividade de operação da sua empresa. Sendo assim, quem sabe em um futuro não se possa utilizar esta frequência para mobilidade, Internet das coisas, telefonia celular ou qualquer outro que venha a surgir e que ainda não conseguimos visualiza-lo.

Se você adquiriu esta faixa de frequência de operação, não perca tempo e regularize o mais rápido possível sua situação junto a Anatel para que você não perca a frequência. Se você já esta regular com a Anatel, faça o seu projeto para colocar o seu sistema no ar. Se você comprou estas frequências, fique atento, pois provavelmente em 2018 ocorrerá novos leilões desta faixa.

#ficaadicaisp

Comentários