Seu negócio mudou - ISPBLOG
Enviado em 04.08.2017

Seu negócio mudou

Para aumentar o lucro de seu negócio é preciso aumentar sua receita, e consequentemente reduzir as despesas, leia o post de hoje e veja as dicas do André Ribeiro.

Trabalho e acompanho o segmento de Provedores de Internet a alguns anos. Durante este tempo já presenciei diversos fatos e fatores que foram a chave de sucesso de alguns empresários, e em contrapartida, o insucesso de outros.

Voltando um pouco na linha do tempo gostaria de lembrar o susto que o segmento levou quando em 2012 foi lançado o Plano Nacional de Banda Larga – PNBL. Um grande temor tomou conta do mercado, principalmente no quesito de que o governo viesse a atender o usuário final. O que de fato não aconteceu. Recentemente recebemos a notícia de que realmente o PNBL fora encerrado. Mas porque retornar este assunto? Bom, mesmo com o insucesso, o PNBL trouxe ao segmento uma mudança profunda, o fornecimento de capacidade IP pela Telebrás fez os valores praticados no mercado caíssem drasticamente. Antes do PNBL, o custo da banda contratada pelos Provedores de Internet chegava a 50% do faturamento de sua empresa. Nesta época, todo operacional era voltado para isso, pois negociações bem feitas com os fornecedores de capacidade IP, resultaria em uma sobra maior para investimento na rede.

Hoje em dia, este custo caiu muito. Em algumas empresas que conheço, o custo da capacidade IP já é menor que a folha de pagamento daquela empresa, porem, ainda vejo muitos empresários do setor se preocupando tanto com banda que o restante da gestão de suas empresas, e principalmente seu lucro escapa por entre seus dedos.

Abordo este tema desta forma para chamar a atenção dos colegas empresários para terem atenção nos demais custos e despesas de suas empresas. Diante desta mudança e imprescindível o acompanhamento de perto das demais despesas e custos da empresa, dentre estas, destaco: despesas financeiras, despesas com serviços, despesas com manutenção e despesas gerais, custo com a frota, custo de pessoal, custo de manutenção da rede, custo com manutenção de clientes, custo com retrabalhos em geral.

Para aumentar o lucro de nossa empresa, precisamos insistentemente aumentar nossa receita, e consequentemente reduzir nossas despesas, pois somente assim teremos condições de realizarmos os altos investimentos que estamos sendo demandados no momento. #ficaadicaisp

Comentários