Implantando uma rede sem atropelos - ISPBLOG
Enviado em 14.07.2017

Implantando uma rede sem atropelos

O objetivo de uma rede de comunicação é garantir que os recursos sejam compartilhados entre seus participantes com segurança, de forma rápida e confiável.

Independentemente do tamanho e do grau de complexidade, o objetivo básico de uma rede de comunicação é garantir que todos os recursos sejam compartilhados entre seus participantes rapidamente, com segurança e de forma confiável.  Para tanto, a rede deve possuir regras básicas de construção e conectividade e mecanismos capazes de garantir o transporte seguro das informações entre os seus elementos constituintes. A implantação de um tipo particular de topologia de rede para dar suporte a um dado conjunto de aplicações não é uma tarefa muito simples. Cada arquitetura possui características que afetam sua adequação a uma aplicação em particular. Nenhuma solução pode ser classificada como definitiva quando analisada em um contexto geral. Muitos atributos devem ser cuidadosamente observados, o que torna qualquer comparação bastante difícil e complexa. Em muitos casos deve-se dar preferência por soluções modulares.

O ponto fundamental no projeto de implantação de redes de telecomunicações está no fato de que a rede em si nunca será melhor do que sua infraestrutura, ou seja, um projeto de rede realizado sem critérios técnicos poderá até funcionar bem inicialmente, mas um projeto com uma documentação com poucos detalhes, que utiliza equipamentos e acessórios de procedência duvidosa e cuja implantação foi feita por pessoal técnico não qualificado, estará sujeita a problemas freqüentes de difícil localização e solução, criando dificuldades para o gerenciamento e mesmo expansão futura dessa rede.

Seja qual for o tamanho da rede, é necessária a contratação de uma empresa especializada no fornecimento dos equipamentos e serviços de instalação. É muito importante analisar cuidadosamente as características do negócio do cliente quanto aos aspectos de disponibilidade, operação, manutenção e capacidade de expansão para a elaboração do projeto de implantação da rede. Podemos ter a figura de um integrador responsável pela elaboração do projeto da rede, pelo fornecimento dos equipamentos e acessórios e pelo seu funcionamento, envolvendo também os distribuidores, fornecedores e demais prestadores de serviços.

O primeiro passo do projeto deve ser o levantamento no campo de trabalho com o objetivo de levantar todas as necessidades e criar alternativas para possíveis imprevistos. Após essa etapa de levantamento de informações pode-se elaborar uma primeira lista de pendências e desenhos esquemáticos para especificar a rota dos cabos e a alocação de pontos de atendimento e equipamentos.

No caso de um projeto de rede, uma rede em uma área restrita com o sistema de infraestrutura documentado, o processo inicial de alocação dos meios físicos de comunicação se torna mais simples. Entretanto, quando o projeto de rede trata da interligação de áreas isoladas ou mesmo da rede na área de um parque industrial onde ocorrem alterações freqüentes nos desenhos civis e de infraestrutura, envolvendo ainda a instalação de cabos e equipamentos mais diversificados e em condições menos favoráveis, uma equipe maior, com projetistas, desenhistas e técnicos de instalações se fará necessária para a devida revisão da documentação, certamente prolongando a etapa de implantação. Entre os documentos exigidos o mais importante é o “As Built”, contendo o desenho esquemático que especifica a rota dos cabos e o mapa da alocação dos equipamentos na rede. O tempo gasto para a elaboração desses documentos depende do nível de detalhamento exigido no projeto e dos procedimentos necessários para a aprovação.

Na verificação das informações contidas no projeto se torna fundamental conferir a coerência e a suficiência dos dados contidos na documentação e manuais e a avaliação dos relatórios de instalação e testes de aceitação do cabeamento e dos demais componentes da rede. Recomenda-se que a equipe técnica encarregada da operação e manutenção da rede acompanhe os todos testes e a configuração dos equipamentos envolvidos.

Comentários