Cinco dicas de marketing para pequenas empresas - ISPBLOG
Enviado em 12.07.2017

Cinco dicas de marketing para pequenas empresas

Porque é tão raro ver pequenas empresas investindo em marketing?

Porque é tão raro ver pequenas empresas investindo em marketing? Esta pergunta pode ser respondida somente após analisarmos o que uma empresa de pequeno porte poderia fazer em ações de marketing para gerar lucro.

Erra quem pensa que é preciso muito dinheiro para divulgar sua empresa e diferenciá-la da concorrência, mas também não é algo fácil, exige um trabalho muito bem planejado e bem executado. Vejamos alguns pontos que podem e devem ser explorados pela sua empresa:

1 – Arrume a casa

Para começar a comunicar por sua empresa é necessário que sejam definidos Missão, Visão e Valores da empresa. Parece algo banal, mas definitivamente não é.

Você confiaria no que diz uma pessoa que a cada dia fala algo diferente e por vezes se contradiz? Pois bem, assim também é a comunicação de sua empresa, é necessário manter um padrão de comunicação, definir qual será a sua mensagem e reforça-la em suas campanhas. Este padrão da mensagem se dá somente após a definição da Missão, Visão e Valores da empresa.

Lembrando que Missão é o porquê a empresa existe, o que ela faz e para quem. Visão é o que a empresa busca para seu futuro, qual o objetivo dela. E Valores são os princípios éticos e morais da empresa, tais como respeito, confiança, qualidade e etc.

2 – Planeje bem suas ações

Estude, entenda quem é seu cliente, quem é sua concorrência, no que você é melhor e no que você é pior do que ela.

Neste ponto entra a chamada análise SWOT, que nada mais é do que uma análise de Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

É recomendável que se faça uma tabela, listando pontos importantes para seu negócio e comparando seus resultados com o dos concorrentes. Acredite, ajuda e muito!

3 – Use a internet para divulgação

O melhor meio de divulgação é sempre onde os seus clientes estão, e hoje praticamente todos estão na internet! Mas é preciso saber utilizar o que ela oferece da melhor maneira, para que obtenha retorno.

A redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram são algumas das principais para este tipo de divulgação, pois permitem uma interação muito legal com os clientes, além opções de segmentação que podem fazer sua mensagem chegar exatamente a quem interessa. Outras mídias como YouTube e Snapchat também podem ser muito interessantes, mas tudo depende de quem é o seu público.

O SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização dos Motores de Busca) é outro ponto importantíssimo, não sabe o que é? Pois trata-se de melhorar a posição de seu site nas buscas do Google. Imagine o caso de uma pessoa que acaba de se mudar para a sua cidade e busca por um provedor de internet para contratar o fornecimento de banda para sua nova casa, onde será o primeiro lugar onde esta pessoa irá procurar? Muito provavelmente no Google! Se ele buscar por “Provedor de Internet na cidade X”, e o seu provedor aparecer na primeira opção, existe uma grande chance de que seja escolhido.

4 – Promova atividades externas

Promover eventos que envolvam o seu negócio é uma grande oportunidade de marketing, use a criatividade e se pergunte, que interesse em comum os meus clientes tem e que fazem parte do meu negócio? Imagine uma bicicletaria que organiza passeios de bike pela cidade ou por trilhas, ele une clientes e não cliente que tem interesse no que ele vende, fortalece sua marca, não gasta praticamente nada e é muito provável que quando precisarem de peças ou até mesmo uma bike nova, esta biciclataria será a escolhida.

5 – Marketing de Guerrilha pode ser o diferencial

Criado pelo americano Jay Conrad Levinson, o marketing de Guerrilha é assim chamado pois foi inspirada em táticas de guerra utilizadas pelos vietnamitas, que apesar de contarem com menos recursos, venceram os americanos com estratégias e emboscadas.

O marketing de guerrilha segue este conceito, usar estratégias para chamar a atenção e chegar ao objetivo utilizando poucos recursos.

Para ficar mais claro, veja esta ação que foi utilizada na divulgação do filme Superman: O Retorno, e que chamou muita atenção utilizando apenas adesivos em um elevador.

Bônus – Sem ideias? Uma consultoria por ser a solução

Não tem ideia de como aplicar estas dicas em sua empresa? Procure uma Agência de Publicidade ou um Consultor de Marketing que possa te auxiliar. As orientações de um profissional podem garantir um resultado muito bom para sua empresa, e o melhor, sem fugir de seu orçamento!

Ah, e sabe aquela pergunta do início do texto? Porque é tão raro ver pequenas empresas investindo em marketing? Pois bem, é porque geralmente as pequenas empresas que investem em marketing e trabalham todos os pontos previamente abordados, logo deixam de ser pequenas.

 

Lucas Sillas, Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Paranaense, colunista do blog MKT News e Assistente de Marketing da ISP Shop.

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