Gestão de Rotina: Planejamento de Metas - ISPBLOG
Enviado em 10.07.2017

Gestão de Rotina: Planejamento de Metas

O plano de ação é uma ferramenta de gestão utilizada para acompanhar as atividades, auxiliando na coordenação das equipes.

Olá caro leitor.

Neste artigo daremos continuidade ao tema Gestão da Rotina do dia-a-dia, e te mostraremos como criar um plano de ação para te auxiliar a atingir as metas de sua empresa.

Sabemos que o estabelecimento de metas dentro de uma empresa é um fator decisivo para se atingir os objetivos, e nada mais prático que a definição de metas específicas e individuais para que uma empresa possa se nortear e criar caminhos certeiros, tendo em vista que para se alcançar a excelência, é preciso saber onde deseja-se chegar.

A função principal do gerenciamento é atingir metas. Mas qual o melhor caminho para se realizar um bom gerenciamento? O segredo do bom gerenciamento está em saber estabelecer um bom plano de ação para toda meta de melhoria que se queira atingir.

O plano de ação é uma ferramenta de gestão utilizada para acompanhar as atividades, auxiliando na coordenação das equipes, pois deixa claro quem é responsável por cada atividade, as datas de entrega e anotações e comentários sobre o processo.

O primeiro passo para se criar um plano de ação é identificar o problema, se reunir com o departamento para discutir o problema e estabelecer uma meta, que pode ser relacionada a qualidade, custo, atendimento, moral e segurança.

Após isso levante as informações sobre a meta, que podem ser fatos e dados qualitativos e quantitativos, seguindo de um brainstorming com a equipe envolvida, levantando as causas que os impedem de atingir a meta e monte o seu plano de ação.

Para montar o seu plano de ação sugerimos que utilize a ferramenta 5W2H, onde você irá montar uma planilha, como pode ser visto na Figura 1, respondendo as seguintes questões:

  • O que será feito? (Etapas para se alcançar a meta)
  • Porque será feito? (Justificativa)
  • Onde será feito? (Local)
  • Quando será feito? (Tempo)
  • Por quem será feito? (Responsável por executar)
  • Como será feito? (O método)
  • Quanto custará fazer? (Valor de investimento)

Figura 1 – Plano de ação 5W2H

Após a montagem do plano de ação, sugerimos que você cole em um lugar visível e compartilhe a planilha com todos os envolvidos para que a atualizem conforme forem executando as tarefas.

É importante que o plano de ação seja seguido rigorosamente, pois ele representa toda a informação que você tem sobre determinado ponto de melhoria, cabendo a você gestor, o papel de acompanhar a execução das atividades de cada envolvido.

O primeiro plano de ação poderá fazer com que você e sua equipe consiga alcançar a meta estabelecida, se for assim ótimo, você tinha um bom plano de ação. Caso seu plano de ação não tenha sido efetivo, sugerimos que se aprofunde nas análises e no levantamento das informações, reestruture o seu plano de ação e o execute com a sua equipe, com certeza os resultados virão.

Tenha em mente que quanto melhor o plano de ação, maior a garantia de atingir a meta. O plano de ação não para na sua elaboração. É necessário criar uma sistemática de acompanhamento das ações contidas no plano tanto em fase de implementação quanto as que já estão implementadas.

Até a próxima.

 

Referências

FURTADO, M. Estabelecimento de Metas. Disponível em: <http://blog.convenia.com.br/estabelecimento-metas/>

RODRIGUES, E. Como fazer um Plano de ação. Disponível em: <http://www.elirodrigues.com/2013/06/03/como-fazer-um-plano-de-acao/>

FALCONI, V. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia. 9ª Ed, Nova Lima: FALCONI Editora, 2013.

Comentários