Gestão é a ação de gerir, de administrar, de governar ou de dirigir negócios - ISPBLOG
Enviado em 30.06.2017

Gestão é a ação de gerir, de administrar, de governar ou de dirigir negócios

E ai meu caro, tudo bem? A partir de hoje você poderá acompanhar aqui no ISP Blog uma série de artigos que estaremos […]

E ai meu caro, tudo bem? A partir de hoje você poderá acompanhar aqui no ISP Blog uma série de artigos que estaremos publicando em parceria. Estes artigos terão temas diversos voltados para Gestão, Estratégia, Negócios e voltados para a área técnica.

Para este primeiro artigo, escolhi o tema Gestão. E o que é gestão? Se formos ao dicionário, Gestão é a ação de gerir, de administrar, de governar ou de dirigir negócios públicos ou particulares.

Quando trazemos o assunto Gestão para o nosso meio de Provedores de Internet, parte desta gestão realizamos magnificamente bem, e a outra parte infelizmente realizamos muito mau, ou sequer a realizamos.

A parte que realizamos bem é a parte da gestão técnica de nossas empresas. A organização técnica de nossas redes, a autenticação dos clientes, o processo de roteamento interno na grande maioria dos provedores que conheço é feito com maestria. Somos do meio técnico e para nós é um prazer tratamos desta gestão, acompanhar processamentos dos equipamentos, escolher tecnologias, implementar tecnologias, enfim, tudo isso e sinônimo de prazer. Gerir e isso!

Por outro lado, a gestão da empresa é algo que não nos atrai muito. Talvez muito mais importante que a parte técnica, mas que nos toma menos atenção. Já ministrei diversos treinamentos e uma pergunta recorrente que faço aos participantes destes, e quanto ao lucro de suas empresas. São poucos os empreendedores, donos de provedores, que conhecem este número. Será que isso não é importante? Mesmo que tudo o que sobra em nossas empresas sendo reinvestido, este conhecimento não e importante? Da mesma forma que você gere os IP’s de sua empresa, você gere os números relativos aos seu financeiro e SLA’s de prestação de serviços? Bom, um tanto quanto importante, a gestão administrativa e financeira de nossas empresas necessita ser acompanhada, conhecida e gerida para que possamos ter sucesso.

Fica a dica IPS: Quem trabalha não pensa, trabalha! Tire durante a semana ao menos um período para que você possa pensar a sua empresa. Olhar ela de fora pra dentro, como gestor, e como empresário. Provoco isso para que você deixe de pensar como dono do provedor e sim como empresário.

Ate o próximo artigo!

André Ribeiro

Comentários