Amazonas, o estado que mais irá crescer em telecomunicações - ISPBLOG
Enviado em 21.06.2017

Amazonas, o estado que mais irá crescer em telecomunicações

Com tantos investimentos sendo feitos no Amazonas, podemos dizer que é o Estado que irá apresentar maior índice de crescimento em telecomunicação do Brasil

Amazônia, a maior concentração de biodiversidade do planeta, maior região hidrográfica do mundo, são mais de 90 mil comunidades espalhadas às margens dos rios e igarapés, mais de 50 municípios com necessidades básicas de comunicação. As dificuldades geográficas fazem com que investir na área de Telecomunicações nesta região seja praticamente insustentável.

São no total 62 municípios desprovidos de serviços de Telecomunicações com as mesmas qualidades e preços em relação ao Sul e Sudeste do país e o nosso principal problema sempre foi a chegada de backbone com Fibra Óptica de grandes operadoras, o que ficou durante muitos anos nas mãos de uma ou duas operadoras para atender a capital Manaus e adjacências. Nos últimos anos ocorreu fortes investimentos das operadoras na capital, porém, em relação aos demais municípios ainda temos muito a crescer.

Os Provedores de Internet no Amazonas têm um papel fundamental na comunicação e no desenvolvimento desses municípios, vencendo todos os desafios que essas localidades proporcionam utilizando em muitos lugares ainda tecnologia via satélite com preços altíssimos fazendo com que a grande parte da população não tenha acesso básico à informação, prejudicando o crescimento e desenvolvimento da região.

O desafio de enfrentar todas essas adversidades conectando ribeirinhos, áreas rurais, o comércio local, repartições públicas, prefeituras e hotéis de selva, onde as dificuldades de chegar até esses clientes requer empenho acima da média e nessa era da comunicação existem muitos municípios sendo comercializados 128 kbps, 256 kps a 512 kbps com tecnologia via rádio e satélite. Vencer essas estradas fluviais requer muito investimento da parte das operadoras e o que inviabiliza o investimento comparando a possibilidade de investir em outras regiões do Brasil com maior densidade populacional e menor dificuldade demográfica.

O propósito de levar comunicação e elevar o desenvolvimento desses lugares investindo na capacitação do time técnico, administrativo e vendas gerando emprego e renda, faz com que surjam diversas oportunidades através dos Provedores de Internet.

Devido às iniciativas do Programa Amazônia Conectada (www.amazoniaconectada.eb.mil.br) que levará comunicação através de Fibras Ópticas subfluviais atendendo às calhas dos rios Negro, Alto Solimões, Madeira, Purus e Juruá, serão conectados 52 municípios do Estado do Amazonas nos próximos 5 anos (segundo o cronograma do Programa), beneficiados com a interiorização de políticas públicas das esferas de Governo Federal, Governamentais de Tele-Ensino e Telessaúde na Amazônia.

Com tantos investimentos sendo feitos no Amazonas, podemos dizer que é o Estado que irá apresentar maior índice de crescimento em telecomunicação do Brasil devido não ter infraestrutura preparada para as necessidades que a população necessita no tempo presente. Nos orgulhamos muito em fazer parte de todo esse processo de construção de uma nova era, onde sabemos que irá transformar as formas de se relacionar e cultura, gerando oportunidades através de serviços de internet banda larga em exemplo aos produtores rurais de cupuaçu, abacaxi e até mesmo na piscicultura, entre outros, de negociarem diretamente com os seus clientes sem precisar de atravessadores. A região norte do Brasil é o grande celeiro de crescimento, mas precisamos estar preparados. O seu Provedor está preparado para essas demandas?

Thiago Buenaño, empreendedor na área de Telecomunicações, Técnico em Comunicações pela Fucapi, Sócio Diretor na Empresa Projeta Telecom, Gerente de Projetos na empresa Nova Soluções em Tecnologia. Possui conhecimentos nas áreas técnicas e Marketing para Provedores Regionais.

Comentários