Enviado em 09.06.2017

Qualidade do entendimento

O conhecimento é a peça essencial para termos uma então QUALIDADE DO ENTENDIMENTO. Aumentaremos a fidelização de nossos clientes quando os direcionarmos para a melhor escolha.

Já faz algum tempo que temos levantado o tema gestão eficiente de nossos provedores regionais. A avalanche de “coisas” que nossos empresários têm que fazer é tão grande que inúmeras vezes passa desapercebido detalhes que são tão importantes para a manutenção de nossos clientes.

Talvez estejam estranhando o título QUALIDADE NO ENTENDIMENTO, mas é isso mesmo.  Diferente do que normalmente vemos, que é Qualidade no Atendimento nós queremos trazer uma reflexão que complementa a atividade de atender.

A questão é a seguinte:  nossa força de vendas ou nosso corpo de atendentes estão preparados para entender o que os nossos clientes precisam?

Essa necessidade de preparação diz respeito ao quanto nossos colaboradores estão dominando a informação, que deve vir do cliente face a sua necessidade de contratação de nossos serviços.  Explico, normalmente um cliente em potencial liga ou vai até sede e a primeira pergunta do cliente é: quanto custa a internet?  A resposta é quase que instantânea:  a partir de tanto!  Essa economia de abordagem é naturalmente uma falta de informação para qualificar a venda e atender o cliente com o que ele realmente precisa.

Inúmeros casos, o cliente toma decisão de comprar por ser o mais barato e em outros, acreditem, nossos colaboradores oferecem o mais barato com o argumento de que se não ficar como ele quer, depois é só ligar e mudar o plano.  Sabe o que acontece, de fato?  O concorrente é que vai falar para ele que o plano não atende bem. E daí para frente já sabemos onde vai chegar…

Temos que ter a investidura do saber sobre tudo que diz respeito à internet.  Fornecemos isso diariamente aos mercados e consumidores de nosso provedor.  Nós somos os especialistas dos assuntos.  Contudo, somos nós que temos a obrigação de orientar nossos clientes sobre o que ele está desejando, sobre qual a melhor opção e fazer uma venda com qualidade.

Portanto, caros leitores, o conhecimento é a peça essencial para termos uma então QUALIDADE DO ENTENDIMENTO.   Aumentaremos sim a qualidade das vendas, do atendimento e da fidelização de nossos clientes quando reconhecerem que nós somos os especialistas do assunto e temos habilidades suficientes para orienta-los e direciona-los para a melhor escolha.  Além disso, o que liga o saber ao entender é a comunicação que é, em grande parte, o maior causador de prejuízos dentro de uma organização.

Pensem nisso e observem se todos estão ENTENDENDO bem nas atividades!

Forte abraço

Possui sólida experiência com mais de 20 anos em áreas comerciais e estretégicas de empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais no mercado de telecomunicações, segurança eletrônica e Inndústrias eletrônicas. Atuou o mercado de varejo de serviços com foco na gestão de pessoas, abastecimentos e gestão de performances de canais diretos e indiretos de vendas. Foi executivo da VIVO na gerência de vendas de Canais Indiretos, da ADT Security do grupo Tyco Internacional, da ABSYS Tecnologia e Oneti Tecnologia. Formado em Direito e MBA de Gestão Empresarial pela UNITAU e Filosofia pelo IAE. É fundador da RL2m - Consultoria e Treinamento, Consultor e Instrutor para Desenvolvimento Comercial e Qualidade do Atendimento de Provedores Regionais.

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