Enviado em 05.05.2017

ISP Brasil: Crescimento e Desafios

O crescimento dos Provedores Regionais (ISP) e desse mercado é proporcional à necessidade que as pessoas passaram a ter de estar conectados.

Os ISPs (Internet Service Provider), sigla em inglês de como são chamados os Provedores Regionais, são os principais dissipadores da inclusão digital no Brasil.  O crescimento desse mercado é proporcional à necessidade que as pessoas passaram a ser dependentes de estar conectados.  Segundo Anatel, foram 26,586 milhões de acessos, sendo 1 milhão em 2016, dados que revelam a grande mudança nos hábitos das pessoas e o uso frequente da transferência de dados.  Hoje, segundo pesquisa à ANATEL são 10.416 provedores com licença SCM avançando suas operações à lugares mais remotos do país.

O Brasil pela sua particularidade e dimensão está entre os maiores países do mundo em vários quesitos.  Em extensão territorial com 8,51 milhões de km2 é o primeiro da América do Sul e o quinto maior do mundo.  Segundo uma publicação da Exame em fevereiro de 2016: “O Brasil, em específico, ficou no topo do ranking mundial quando o assunto é tempo conectado. Em média, o brasileiro gasta cinco horas e 12 minutos por dia em computadores e três horas e 55 minutos em dispositivos móveis. ”

Com uma forte tendência de competir e posicionar no mercado, os Provedores Regionais foram surgindo no mercado nacional pela oportunidade que o setor demonstrou e, hoje, já temos mercados em que ISP concorre com outro ISP.  Neste cenário, o foco total está no cliente, pois é ele que precisa ser atendido com qualidade e aproximação.  Aliás, não podemos esquecer que este é o diferencial mais forte junto ao cliente: proximidade.

Logo, a aproximação exige que todos tenham um conhecimento muito aprofundado no mercado que atua ou pretende atuar . São reflexões extremamente importantes para se definir o plano de negócio e o planejamento do provedor.  Então algumas perguntas podem ser colocadas para contribuir:

  1. Como está preparado para enfrentar o mercado?
  2. Quais são as estratégias que serão utilizadas para se conquistar a confiança do mercado?
  3. Como se posicionar em relação aos concorrentes?
  4. Como manter o provedor em constante desenvolvimento?
  5. O que impulsiona o provedor no mercado escolhido?
  6. Qual o papel do empreendedor na orientação e direção do provedor?
  7. Quais são as práticas do mercado que precisam ser diferenciadas para conquista de clientes?
  8. Quais são os valores que devem ser reconhecidos pelos clientes?
  9. Quais são as vantagens competitivas?
  10. Como manter-se no mercado por grande período?

Portanto, o grande desafio está em estabelecer critérios de planejamento e gestão que subsidiem a decolada dos Provedores Regionais.  O mercado vai consumir, o cliente tem a tendência de querer cada vez mais permanecer-se conectado, as tecnologias vão evoluir, os investimentos idem e o conhecimento integrado de todos esses fatores é o que será gerador para sucesso de uma empresa sustentável.

Invista em tempo, análise e planejamento!

Forte Abraço.

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