Testes de Desempenho em Redes. - ISPBLOG
Enviado em 28.04.2017

Testes de Desempenho em Redes.

Os provedores de serviços de telecomunicações necessitam realizar testes para certificar que os circuitos e os dispositivos de interconexão de rede estão de acordo com o modelo e as normas e padrões internacionais.

Os provedores de serviços de telecomunicações necessitam realizar testes para certificar que os circuitos e os dispositivos de interconexão de rede estão de acordo com o modelo e as normas e padrões internacionais. A eficácia de uma rede pode ser medida por sua capacidade de atender adequadamente aos aplicativos dos seus usuários. Ocorre, porém, que mesmo depois das redes certificadas, os usuários podem reclamar de baixo desempenho de alguns aplicativos como ERP (Enterprise Resource Planning), videoconferência, redes sociais ou outros aplicativos baseados na nuvem. É bom ter em mente que o usuário que contrata o serviço poderá requerer no ato da entrega e nos casos de manutenção, a indicação da qualidade do serviço que está recebendo, se a conexão está de acordo com o contratado, se o tempo de atendimento correspondeu, entre outras premissas.

Há diferentes formas de verificar se um serviço de dados está funcionando corretamente, dentro das especificações técnicas contratadas. A primeira verificação é puramente visual e significa simplesmente observar a sinalização dos equipamentos (acendimento de led’s ou emissão de sinais audíveis, por exemplo). A segunda maneira é conectar um computador na rede e fazer um teste de PING (Packet Internet Network Grouper) para um switch ou roteador ou navegar numa página da Internet. O PING é um comando muito popular que possibilita verificar a conectividade entre os equipamentos da rede, medindo quantos milissegundos um pacote de dados leva para ir até o destino e retornar. Quanto menor o tempo de retorno, melhor a resposta da conexão de rede.

Outros testes podem mostrar se a conexão de dados está funcionando fim-a-fim, mas não oferecem uma boa indicação do desempenho real do circuito. Os principais testes que avaliam o desempenho de um circuito de dados se referem à geração de tráfego, análise do dispositivo de rede em modo loopback, entre outros. Dentre esses testes se destacam o BERT e o RFC 2544. Os provedores de serviços podem não disponibilizar de todos estes testes, entretanto, eles fornecem a caraterização mais completa de desempenho de um circuito de dados.

Nos próximos artigos do blog vamos discutir mais sobre esses testes. Até lá!

Comentários