Reservas técnicas - ISPBLOG
Enviado em 03.03.2017

Reservas técnicas

Reservas técnicas frequentemente geram dúvidas, é necessário usar a reserva técnica? Onde posicionar? Quantos metros de cabo devo considerar para cada reserva?

Reservas Técnicas

Devo usar uma reserva técnica? Onde posicionar uma reserva? Quantos metros de cabo devo considerar para cada reserva?

Com frequência estas são as perguntas que me questionam sobre o uso de reservas técnicas nas redes FTTx.

A resposta simples, vocês já conhecem bem: DEPENDE!

Mas para responder melhor a estas questões apresento na tabela a seguir os 3 tipos de reservas técnicas que podem existir na rede, as finalidades e as recomendações para cada uma delas:

Tipo de Reserva Finalidade Metragem sugerida Onde considerar?
Caixa de emendas Utilizadas para poder se realizar as emendas da caixa no nível do solo. 15 m em cada ponta de cabo a ser emendado. Em todos os cabos a serem emendados em caixas de emendas e CTOs.
Ampliação da rede Utilizadas para montagem de futuras caixas de emendas na sangria do cabo e derivação da rede. 30 m. Posicionar estrategicamente em locais onde se pretende derivar a rede no futuro.
Manutenção de rede Utilizadas num eventual rompimento do cabo. 50 m. Posicionar nos pontos críticos, onde sabidamente o risco de acidente é alto. Sugere-se também que entre uma e outra reserva de manutenção observe-se uma distância máxima de 500 m.

 

As informações acima não provenientes de normas técnicas obrigatórias e sim baseadas em boas práticas podendo, portanto, ser alteradas conforme experiência do projetista da rede. Mesmo assim, considero um bom ponto de partida para os que estão iniciando seus projetos de rede FTTx.

Finalizando, lembre-se que as concessionárias de energia possuem regras próprias que definem se a acomodação das reservas poderá ser fixada em pontes (com o uso de cruzetas) ou se deverá ser acomodada entre dois postes (fixada numa cordoalha com uso de um par de optiloop oval). Consulte as normas de compartilhamento de infraestrutura da concessionária de energia de sua região para definir os materiais de ferragem que devem ser utilizados na rede.

 

Ronaldo Couto
Engenheiro Eletricista e Fundador da Primori Tecnologia

Comentários