Por onde o negócio de ISPS vai crescer? - ISPBLOG
Enviado em 27.02.2017

Por onde o negócio de ISPS vai crescer?

O negócio de internet vem crescendo por anos, e sempre surgem novas tendências. Mas qual será nosso futuro? Por onde os ISPs vão expandir?

Quem não se lembra das antigas conexões de internet oferecidas pelas grandes operadoras no passado? De lá para cá, a internet ganhou qualidade e se tornou um serviço muito mais estável e acessível a toda população.

Segundo o último relatório publicado pela Anatel, o valor médio da banda larga fixa caiu 70%  considerando o custo cobrado por Mbps. Enquanto em 2010, o preço de 1 Mbps era de aproximadamente R$ 21 reais, em 2015 esse valor caiu para R$ 6, o que representa uma redução de preço de 71%.

Com uma conexão segura e com preços mais acessíveis, o mercado de ISP (do inglês, Internet Service Provider) cresceu significativamente. Hoje estes provedores contam com uma enorme demanda, especialmente em locais remotos que não representam interesse para as grandes operadoras. Porém, para se manterem no mercado, é preciso investir em qualidade dos serviços, suporte especializado e atendimento personalizado.

Para entender mais sobre os desafios do mercado para os ISPs e as oportunidades diante do crescimento do setor, confira!

Uma questão de concorrência

Apesar da grande demanda por internet, as grandes operadoras ainda detêm uma boa fatia do mercado. Por isso, ISPs que querem conquistar espaço e diferenciar, devem apostar na qualidade serviços e do atendimento.

Boa parte das grandes operadoras não oferece hoje atendimento ou suporte personalizados. Para ISPs que querem crescer, vale a pena apostar nesse diferencial.

Investimentos

Para muitas ISPs a questão financeira ainda representa um entrave. No entanto, esse cenário também está em transição. Recentemente o BNDES apresentou o Programa Banda Larga, onde oferece linhas de crédito específicas e outros benefícios que podem auxiliar pequenos provedores a melhorarem seus serviços.

Legislação e compliance

Se por um lado o cenário financeiro e até o panorama do mercado são favoráveis aos novos provedores que quiserem investir, por outro, a questão regulatória promete dar trabalho às empresas. Hoje a ANATEL dispõe de severas exigências com os ISPs, que vão desde o atendimento da legislação, até a obtenção de licenças e autorizações propriamente.

Para atuar no mercado, é necessário que o provedor obtenha uma licença SCM (Serviço de Comunicação Multimídia) obrigatória para empresas que prestam serviços de internet. Para quem oferece serviços de telefonia fixa, também é preciso contar com outra licença específica, a STFC (Serviço de Telefone Fixo Comutado).

E por fim, que oferece serviços de TV por assinatura, também deve contar com a SaAc (Serviço de Acesso Condicionado). Tanto para obter as licenças quanto atender às exigências da legislação é preciso contar com uma equipe preparada e especializada para que a empresa consiga total adequação às normas.

Profissionalização

Um dos grandes desafios e que impede os provedores de crescer é a falta de profissionalização. Muitas empresas ainda não contam com os treinamentos necessários para o desenvolvimento de pessoas e a criação de uma cultura de excelência na prestação de serviços.

O mercado para as ISPs é bastante promissor, mas isso não significa que as empresas não terão que se esforçar para conquistar a clientela e se tornarem reconhecidas no mercado. Embora as perspectivas de crescimento sejam otimistas, mesmo em um cenário de crise econômica, vale a pena se planejar para tomar as decisões certas com relação ao futuro do negócio.

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