Enviado em 13.01.2017

Veja como calcular o ROI (return on investment) para o seu tipo de negócio

O retorno sobre o investimento é importante porque ajuda a decidir, por exemplo, quais projetos devem ser priorizados. Entenda mais.

O ROI, sigla em inglês para return on investment, indica quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo ao investir em diferentes projetos. Além do resultado da empresa como um todo, o ROI pode ser aplicado em várias áreas, como marketing e TI. É o retorno sobre investimento que deve guiar as decisões estratégicas de uma companhia, garantindo assim projetos mais bem-sucedidos e lucrativos.

Basicamente, o ROI é uma das ferramentas mais importantes para avaliar o lucro ou prejuízo da empresa. Além de mostrar se a companhia está no caminho certo, é possível identificar quais projetos e atividades trazem um retorno mais vantajoso, concentrando melhor os esforços e evitando o desperdício — de tempo e de recursos.

Saiba mais sobre o assunto e veja como fazer esse cálculo!

Como calcular o ROI

A conta é bastante simples e não exige conhecimentos avançados em matemática ou ferramentas de cálculo. Basta ter em mãos as informações sobre o negócio. Basicamente, para chegar ao ROI é preciso calcular o lucro menos o investimento. Esse resultado deve ser dividido pelo investimento — para chegar ao valor de investimento, calcule todo dinheiro que foi direcionado ao projeto, incluindo os custos de infraestrutura e aquele destinado às horas trabalhadas pela equipe.

Vamos supor que sua empresa tenha investido R$ 100 mil em um projeto, que gerou cerca de R$ 500 mil de lucro. Para ter o ROI basta calcular:

(500.000 – 100.000)/100.000

O retorno sobre o investimento nesse caso é 4. Ou seja, o projeto teve um retorno de quatro vezes o valor investido.

Para facilitar, é possível também usar percentual para definir o ROI. Para isso, basta multiplicar o resultado por 100. Nesse caso, ele seria de 400%. Nada mal, não é?

Para que serve o ROI, afinal?

O retorno sobre o investimento é importante porque ajuda a decidir, por exemplo, quais projetos devem ser priorizados. Vale lembrar que essa métrica só funciona se a empresa tiver dados sólidos e confiáveis sobre as finanças. Isso exige muita organização.

Outra vantagem é saber como diversas iniciativas, como uma campanha de marketing ou uma mudança de software, vão impactar o resultado do negócio. Por isso, é importante calcular o ROI para todos os projetos da empresa e também em diferentes épocas do ano, já que a sazonalidade pode afetar seu retorno sobre investimento.

Identificar o prazo de retorno dos projetos é mais uma possibilidade que se consegue ao calcular bem o ROI. Assim, se a empresa busca um projeto que traga bons resultados em um prazo mais rápido, esse cálculo pode ser usado para ajudar os gestores a encontrarem a melhor saída e alcançarem suas metas em pouco tempo.

Existe um valor ideal para o ROI?

Não existe um certo ou errado quando se fala em valor do ROI. Isso significa que um resultado de 100%, por exemplo, pode ser bom para determinada empresa e ruim para outras.

Por isso, é sempre importante levar em consideração outros fatores na hora de tomar decisões estratégicas e conhecer bem o mercado e a concorrência para saber se o retorno está dentro do esperado para cada caso.

Gostou desse artigo? Siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook, Twitter e YouTube) e fique por dentro de mais dicas e informações para o seu negócio!
E-commerce especializado em soluções para provedores de internet. No mercado desde 2009, atua em todo o território nacional, sendo referência de qualidade e bom atendimento.

Comentários