Fiscalização de projetos ópticos na rede de energia elétrica - ISPBLOG
Enviado em 31.08.2016

Fiscalização na execução de projetos de rede óptica na rede de distribuição da concessionária de energia elétrica

Matéria de Eloi Piana Junior, Publicada na Revista ISPmais – Edição 04.

O grande volume de solicitações de compartilhamento recebido pelas concessionárias de energia elétrica em todo país têm levado a uma intensificação nos serviços de vistoria em Redes de Distribuição urbana e rural, com vistas à garantia de confiabilidade, e manutenção dos índices de qualidade no fornecimento de energia elétrica.

A construção de uma rede de telecomunicações sobre o sistema de distribuição de energia elétrica requer muitos cuidados. Para que sejam cumpridas todas as exigências da Concessionária de Energia, listamos alguns itens que não podem faltar quando você estiver executando seus projetos de rede no sistema de distribuição de energia elétrica.

Geralmente quem realiza a fiscalização são os próprios funcionários da Concessionária, que estão autorizados a abordar e fiscalizar todas as obras de rede, com o objetivo de atestar o cumprimento do Plano de Ocupação de Infraestrutura da Detentora. Na fiscalização poderão ser abordados itens como:

– Se a empresa Solicitante possui projeto com carimbo de aprovação pelo Setor de Projetos e Obras da Detentora, e se possui documentação para execução da obra;

– Se o projeto está sendo executado de forma correta, onde aspectos como: posteamento, locais de cruzamento e ancoragem de cabos, locação de equipamentos de telecomunicações são levados em conta;

– Se a equipe de execução é Autorizada e Capacitada pela empresa segundo disposições normativas NR 10;

– Uso de EPI’s e EPC’s, crachá de identificação;

– Ferramental adequado: catracas, dinamômetro, escada, espinadeira, etc.;

A NBR 15214:2005 estabelece requisitos e condições técnicas mínimas para compartilhamento de infraestrutura de rede de distribuição em tensões nominais de até 34,5kV nas áreas rural e urbana.

Recomendamos sempre que o empreendedor conheça bem as Normas Técnicas da sua área de concessão, revisando o Plano de Ocupação da Concessionária e exercendo um papel de fiscal, pois as responsabilidades constantes no Contrato de Compartilhamento caem sobre a empresa, e não sobre a equipe de execução!

 

Eloi Piana Junior
Instelpa Engenharia

Comentários