Como Criar um Time de Clientes Promotores - ISPBLOG
Enviado em 01.06.2016

Como Criar um Time de Clientes Promotores

Matéria de Tiko Kamide, Publicada na Revista ISPmais – Edição 03.

Acredito que muitos de vocês perguntam aos novos clientes, como eles chegaram até a sua empresa.

Se pelo Google, Facebook, rádio, jornal ou TV, ou através do primo de um amigo…

Aqui na Visãonet Telecom também não é diferente, e sempre que possível procuramos valorizar esta atitude, identificando e premiando àqueles que nos indicam como um bom fornecedor de internet e conectividade.

Principalmente em cidades pequenas como Goioerê/PR, é comum as pessoas se conhecerem pessoalmente, e quando conseguimos identificar exatamente quem indicou, costumamos enviar um presente (brinde, chocolate, flores, etc) com a carta a seguir.

carta de agradecimento

Em tempos em que é raro as pessoas receberem cartas pelo correio, o resultado será surpreendente.

 

Bons negócios!

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DICA BÔNUS

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Medindo a satisfação do cliente – Método NPS (Net Promoter Score)

 

Certamente você já deve ter percebido que o cliente satisfeito é um dos pontos principais para o sucesso de uma organização, uma vez que satisfeito ele pode promover a empresa ou denegrir sua imagem caso esteja insatisfeito com a mesma. O método NPS  (Net Promoter Score) é simples e identifica rapidamente que tipos de cliente a empresa possui.

 

A pergunta básica é:

– de 0 a 10, qual é a possibilidade de você nos indicar a um amigo?

 

Os clientes que dão nota de 0 a 6 são chamados de clientes detratores, pois por estarem insatisfeitos podem promover a empresa de forma negativa.

Os que estão entre 7 e 8, são os clientes neutros, estão satisfeitos, mas não o suficiente para promover a empresa positivamente.

Já os clientes de 9 a 10, ou clientes promotores, estão completamente satisfeitos e consequentemente promovem positivamente a empresa fornecedora.

 

Após realizar a pesquisa, é possível obter uma média do nível de satisfação dos clientes da empresa. Essa média irá auxiliar a gestão da qualidade na identificação dos problemas e benefícios e assim encontrar maneiras precisas de obter melhorias.

 

Essa pesquisa pode ser realizada em determinados períodos, obtendo assim resultados de acordo com as variáveis da empresa. Dessa maneira também é possível que não conformidades possam ser identificadas e através das sugestões obtidas na pesquisa, planos de ação possam ser elaborados garantindo a eficácia nos serviços organizacionais.

 

O Método NPS, realizado por várias organizações em todo o mundo, foi desenvolvido pelas empresas Satmetrix e Bain & Company, no início dos anos 90, através da popularização da metodologia inserida pelo livro “The Ultimate Question” (A pergunta definitiva).

 

Tiko Kamide
CEO em Visãonet

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