Como o desenvolvimento tecnológico mudou o perfil do consumidor? - ISPBLOG
Enviado em 01.05.2016

Como o desenvolvimento tecnológico mudou o perfil do consumidor?

O avanço tecnológico e a capacidade de conectar pessoas ao redor do mundo mudou completamente as formas de interação e comunicação dos consumidores. […]

O avanço tecnológico e a capacidade de conectar pessoas ao redor do mundo mudou completamente as formas de interação e comunicação dos consumidores. Esse desenvolvimento é visível no marketing, em vendas, nas relações entre pessoas e empresas, e em tudo o que faz parte do nosso dia a dia. Mas, afinal, como o desenvolvimento tecnológico mudou o perfil do consumidor moderno? Acompanhe nosso post e descubra!

As mudanças na tecnologia

O primeiro passo para entender como o perfil do consumidor mudou é ver quais mudanças na tecnologia levaram à esse novo perfil de consumidor. A internet conectou usuários e negócios, criando relacionamentos e possibilitando a criação de conteúdo por parte dos dois lados.

Criar e compartilhar conteúdo deu início a um mundo de possibilidades para todos os usuários. O conhecimento se tornou vasto e de fácil acesso, e se informar sobre qualquer assunto está a um clique de distância.

O que mudou no comportamento do consumidor

Basicamente, a possibilidade de criar e consumir conteúdo deu ao consumidor o poder de compra. Não no sentido monetário, mas no sentido de escolha e crítica.

Antigamente, as campanhas de marketing bombardeavam milhares de espectadores com um comercial e esperavam que eles se tornassem clientes. Hoje, possíveis consumidores querem ter opções, eles procuram por empresas que são humanas, sustentáveis e se preocupem com o que o seu público deseja.

Essa mudança no comportamento exigiu uma mudança no posicionamento dos negócios e a tecnologia permitiu essa alteração. Redes sociais, e-mails, Youtube, blogs e várias outras permitem que marcas criem conteúdo, promovam o relacionamento com seus clientes e se destaquem no mercado.

O perfil do novo consumidor

O novo consumidor é aquele que quebra a barreira de apenas aceitar informações. Ele critica, procura e analisa quais são as melhores opções para resolver um determinado problema. E, se há uma ferramenta que ajudou nesse processo, é o Google!

Cada pessoa e cada mercado têm necessidades diferentes, de acordo com seus objetivos, e o desenvolvimento tecnológico permite que toda e qualquer empresa entenda qual é o seu público, o que procura e em quais canais ele está presente.

Os canais sociais e digitais possuem características e necessidades próprias, e muitas delas estão ligadas ao tipo de consumidor que a utiliza. Por exemplo, o LinkedIn é uma rede social corporativa e deve ser tratado diferente do Facebook, que também é uma rede social. Os usuários de cada rede social estão buscando por informações diferentes e a sua empresa precisa adequar sua comunicação a esse perfil de consumidor.

O desenvolvimento tecnológico não só conectou as pessoas, ele deu poder e conhecimento para que os consumidores tenham mais possibilidades de escolha e possam se tornar clientes de marcas que atendam suas expectativas. Para as empresas, não resta outra opção a não ser se adaptar às novas tendências e adequar sua marca ao novo perfil do consumidor e às necessidades dos seus futuros e atuais clientes.

Gostou do texto? Aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e seguir a ISPShop no  Facebook e noTwitter. Continue acompanhando nosso blog e até a próxima!

Comentários