Estabilidade da rede para provedor de internet - ISPBLOG
Enviado em 25.03.2016

Estabilidade da rede para provedor de internet

Todo profissional de TI sabe que qualquer infraestrutura de um provedor de internet está sujeita a problemas de estabilidade e eficiência. Ainda que o gestor de redes faça uso de padrões mais modernos, como a fibra óptica, e otimize a configuração de todos os aparelhos envolvidos na troca de informações entre computadores, problemas relacionados à estabilidade da rede ainda podem ocorrer.

Todo profissional de TI sabe que qualquer infraestrutura de um provedor de internet está sujeita a problemas de estabilidade e eficiência. Ainda que o gestor de redes faça uso de padrões mais modernos, como a fibra óptica, e otimize a configuração de todos os aparelhos envolvidos na troca de informações entre computadores, problemas relacionados à estabilidade da rede ainda podem ocorrer.

A melhor ferramenta para evitar esse tipo de problema é o planejamento de uma série de rotinas de monitoramento e manutenção preventiva. Isso garante a qualidade dos serviços de um provedor de intenet, aumenta a satisfação dos usuários e garante a maior disponibilidade da conexão de rede da empresa para os seus clientes.

Se você já enfrentou problemas de estabilidade e quer saber como contorná-los no futuro, leia o nosso texto de hoje!

Qual a importância do monitoramento e estabilidade de redes?

A chave do sucesso de vários provedores de internet é o baixo número de problemas que os seus clientes enfrentam. Entregar uma conexão de alta velocidade para o consumidor sempre que for necessário evita a perda de clientes e torna o provedor de internet mais competitivo. Para conseguir manter a conexão em um estado aderente ao que foi acordado no Service Level Agreement, a empresa pode fazer uso de ferramentas de monitoria e políticas de planejamento digital.

Uma visão contínua e abrangente dos serviços de rede do provedor de internet permite a resposta rápida a falhas. A longo prazo, é possível criar relatórios e entender os padrões de funcionamento dos equipamentos que podem levar a companhia a enfrentar problemas graves. Assim, ações poderão ser tomadas para tornar a conexão de rede fornecida aos usuários do serviço mais estável e confiável.

Como avaliar e melhorar a estabilidade da rede?

Todo profissional de TI sabe da importância do uso de métricas para manter o desempenho dos serviços digitais que estão sob sua tutela em um alto nível de qualidade. O uso de indicadores auxilia na identificação de pontos de melhoria, na criação de novas políticas de gestão e no rastreamento do resultado das melhorias adotadas.

O provedor de internet pode medir, por exemplo, a velocidade média de sua rede. Outro ponto que pode ser verificado é a latência e a perda de pacotes média do sinal de conexão. Eles são os principais indicadores para quem procura entender melhor se os seus consumidores enfrentam grandes instabilidades ao acessar serviços internacionais ou que demandam um alto uso da banda de rede.

Caso problemas sejam identificados, as melhorias podem ser feitas de múltiplas formas. Novos equipamentos, mais modernos, podem ser adquiridos, por exemplo. A configuração dos já existentes deve ser otimizada, assim como o firmware de todos deve ser atualizado para a versão mais recente. Trabalhe para que a rota utilizada para o envio e recebimento de pacotes seja a melhor possível, evitando servidores com alto nível de trafego ou várias trocas de rede.

Mantendo boas métricas e um serviço de qualidade

Anualmente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebe dezenas de milhões de reclamações de consumidores que não conseguem usufruir de bons serviços de internet. Com o aumento dos limites mínimos de velocidade da banda, empresas estão enfrentando problemas para cumprir com as suas obrigações legais e contratuais.

Nesse sentido, os provedores de internet que atendem às exigências do SLA e da agência reguladora destacam-se mais facilmente no mercado. O Brasil é um dos países que faz uso de conexões de internet com maior intensidade do mundo. Justamente por isso, fornecer uma conexão de rede estável e rápida é um dos maiores diferenciais que um provedor de internet pode dar aos seus consumidores.

E ai, como anda a estabilidade da rede em seu provedor de internet? Como você procura aplicar melhorias aos seus serviços? Compartilhe conosco!

Comentários