Perda De Retorno Óptica (ORL) - ISPBLOG
Enviado em 23.03.2016

Perda De Retorno Óptica (ORL)

Vamos falar sobre perda de retorno óptica, e entender um pouco mais sobre o funcionamento dos conectores.

Na edição passada comentamos sobre os conectores SC-PC e SC-APC, e mencionamos que a diferença entre eles é que os do tipo APC apresentam “Perda de Retorno Óptica (ORL)” melhor  que os conectores do tipo PC.

Mas o que vem a ser “ Perda de Retorno Óptica”?

“Perda de Retorno Óptica” é definida pela quantidade de potência que regressa ao transmissor, sendo considerada uma perda, uma vez que esta potência não chega ao receptor.

Este tipo de perda é gerada por reflexões ocasionadas por descontinuidades existentes ao longo da fibra; que podem ser geradas por micro impurezas internas da fibra e principalmente nas conexões e terminações onde temos um conector óptico.

A potência que retorna ao transmissor pode acarretar em flutuações na potência do laser ou pequenas alterações em seu comprimento de onda. Em sistemas com altas velocidades (a partir de 10 Gbps) aumentará a “taxa de erro de bits” (BER).

Em sistemas de vídeo RFoG, que requerem ORL maior de 60 dB, alta potência de retorno aumenta o nível de ruído do sistema e faz piorar a qualidade da imagem.

Os sistemas FTTH normalmente não apresentam problemas em enlaces que tenham ORL igual ou maior de 32 dB. No entanto, sujeiras e danos nos conectores ópticos diminuem este valor e causar problemas de desempenho no sistema.

Desta forma, ter uma boa ORL é de vital importância para garantir o bom desempenho de sistemas ópticos.

Os conectores do tipo PC possuem ORL da ordem de 40 dB.

Sendo a face dos conectores o fator de maior influência na ORL, buscou-se uma forma de diminuir a reflexão nos mesmos.

Isto foi conseguindo com os conectores do tipo APC, que possui o polimento da fibra num ângulo de 8º e consegue-se com isto ORL na ordem de 60 dB.

A técnica é simples: uma vez que a extremidade da fibra está em ângulo, a potência refletida também será em ângulo; e o suficiente para não mais ser guiada pelo núcleo da fibra e sendo dissipada pela casca da fibra.

A figura abaixo mostra o efeito da ORL nos conectores PC (azul) e APC (verde).

ORL

Conhecendo estas informações, procure saber qual o polimento dos conectores utilizados em seus equipamentos.

Usar conectores com polimentos diferentes acarretará em perda adicional desnecessária e aumento da ORL. E, consequentemente, problemas em seu sistema.

 

Ronaldo Couto
Engenheiro Eletricista, com Ênfase em Telecomunicações, e Especialista em Redes de Fibra Óptica
Fundador da Primori Tecnologia

Produtos relacionados

[magento pid=A029]

[magento pid=A028]

[magento pid=P011]

Comentários