Diminua a taxa de insatisfação no trabalho - ISPBLOG
Enviado em 04.03.2016

Gestão de equipes: como diminuir a taxa de insatisfação no trabalho

Estudos recentes revelam que 48% dos funcionários em todo o mundo não estão satisfeitos com seus empregos, e apenas 30% se sentem engajados e inspirados por suas carreiras. E um número especialmente preocupante para os líderes e donos de empresas: 18% estão ativamente desengajados, ou seja, presentes no trabalho, mas odiando cada minuto.

Estudos recentes revelam que 48% dos funcionários em todo o mundo não estão satisfeitos com seus empregos, e apenas 30% se sentem engajados e inspirados por suas carreiras. E um número especialmente preocupante para os líderes e donos de empresas: 18% estão ativamente desengajados, ou seja, presentes no trabalho, mas odiando cada minuto. Além de preocupantes, esses dados custam caro, pois além da frustração de manter um funcionário infeliz, a insatisfação custa caro para as empresas em termos de falta de produtividade.

Dentre as inúmeras causas de insatisfação, é possível apontar as principais: falta de perspectiva de crescimento, falta de confiança na empresa, insegurança ou instabilidade, cominação pobre, falta de parâmetros de desempenho, colegas de trabalho desagradáveis e o tédio. Mas não se preocupe! Neste post, apresentamos algumas dicas de gestão de equipes, para diminuir a taxa de insatisfação no trabalho da sua equipe. Confira:

Liderança

É importante definir o papel dos supervisores ao planejar seu ambiente de equipe. Um supervisor pode apoiar o trabalho em equipe e fornecer  as informações que os funcionários precisam para realizar as tarefas, no entanto, é preciso identificar e estimular os aspectos de liderança. Isso faz com que as equipes desenvolvam uma postura mais autônoma, desempenhando o seu trabalho de forma mais eficaz com o apoio de um líder que transmita segurança e confiança ao time.

Desafios e resultados

Pode parecer estranho, mas os funcionários tendem a estar mais satisfeitos com seus empregos quando eles são desafiados e têm a oportunidade de aprender e desenvolver novas habilidades. Planeje seu ambiente de trabalho para exigir resultados de toda a equipe e não de indivíduos específicos. Essa estratégia permite que os membros da equipe partilhem as suas atribuições e experiências, maximizando a oportunidade de aprendizagem. Além disso, outro benefício desse estímulo é a mitigação das situações de tédio.

Necessidades sociais

Os funcionários se tornam mais satisfeitos em um local de trabalho que considera as suas necessidades sociais e faz um esforço para criar um ambiente satisfatório. Uma dica para a gestão de equipes é planejá-las considerando compatibilidades nas características dos indivíduos e correspondendo às suas necessidades sociais, muitas vezes frustradas nos ambientes de trabalho. As pessoas estarão mais engajadas sendo parte de uma equipe pela qual assumem responsabilidade pessoal.

Realização

Os indivíduos tendem a estar mais satisfeitos com o seu trabalho quando deixam o emprego com um sentimento de realização. Porém, nos ambientes de trabalho, é comum que algumas pessoas assumam mais responsabilidades que outras. É preciso ter muito cuidado com esse tipo de situação, pois os colaboradores ficam insatisfeito quando se sentem negligenciados ou subestimados.

Para manter a satisfação entre todos os membros de sua equipe, distribua os direitos e deveres da maneira mais igualitária possível, procurando designar a cada colaborador uma função que realmente contribua para o sucesso geral da equipe, não esquecendo de sempre esclarecer a sua importância no cenário. Assim, cada membro da equipe deve ser capaz fazer contribuições consideráveis e mensuráveis.

Como vimos, os funcionários ficam mais satisfeitos quando estão atuando em um ambiente de trabalho colaborativo. A recompensa da organização vai além do aspecto da produtividade pois, ao assumir essa postura, as empresas aumentam as suas taxas de retenção de talentos.

E você, tem adotado alguma técnica de gestão de equipes que gostaria de compartilhar? Deixe seu comentário!

Produtos relacionados

[magento pid=533]

[magento pid=531]

[magento pid=532]

Comentários