5 fatores que interferem na estabilidade da rede do cliente - ISPBLOG
Enviado em 08.02.2016

5 fatores que interferem na estabilidade da rede do cliente

Oferecer um serviço de acesso à internet de qualidade é a premissa de todos os provedores. Porém, alguns fatores externos podem influenciar na estabilidade da rede e tornar o acesso uma dor de cabeça para os usuários. Felizmente, vários desses motivos podem ser resolvidos com simples configurações e alterações. Conheça agora 5 fatores que interferem na estabilidade da rede de internet.

Oferecer um serviço de acesso à internet de qualidade é a premissa de todos os provedores. Porém, alguns fatores externos podem influenciar na estabilidade da rede e tornar o acesso uma dor de cabeça para os usuários. Felizmente, vários desses motivos podem ser resolvidos com simples configurações e alterações. Conheça agora 5 fatores que interferem na estabilidade da rede de internet. Acompanhe!

1. Interferência de rede

A interferência contribui para a degradação do sinal de conexão e a estabilidade da rede de internet. Aparelhos que utilizam a mesma frequência dos roteadores afetam o desempenho do aparelho, resultando em uma conexão inferior. Para solucionar essa questão, procure sugerir a compra de telefones e eletrônicos que atuem em frequências diferentes do roteador principal. No caso do microondas, que influencia apenas 2.4 Ghz, a solução é um roteador que atue em outra frequência. Em caso de interferência de vizinhos, a solução é usar canais diferentes para tentar ter uma recepção melhor. Os canais 1, 6 e 11 são os que menos causam interferência entre si.

2. Configurações de segurança

Em alguns roteadores mais simples, as configurações de segurança podem afetar a estabilidade e qualidade da conexão. Em aparelhos feitos para utilizar WEP — mais antigo e menos eficaz — atualizar para WPA ou WPA2 afeta qualidade da conexão. O ideal é que o cliente utilize aparelhos mais modernos, onde o sistema é feito para modos de segurança atuais e não afeta a performance.

3. Firmware antigo

Bugs, erros e sistemas antigos são grandes inimigos de um serviço de internet de qualidade. Incentivar o usuário a manter o firmware em dia é a melhor forma garantir a performance máxima do aparelho e ainda ganhar mais algumas funções novas.

4. Equipamentos ruins

Eles estão por todo o mercado. Roteadores, receptores, cabos ópticos e qualquer equipamento utilizado para possibilitar a navegação têm responsabilidade sobre a qualidade da conexão. Com a disseminação das redes de banda larga, cada vez mais dispositivos de baixa qualidade estão no mercado. Como provedor, é preciso garantir a performance do seu serviço logo que ele chega ao usuário, minimizando qualquer alteração na estabilidade do serviço por equipamentos que ele utilize.

5. Barreiras para a propagação do sinal

Grandes volumes de água e de massa (como paredes, por exemplo) interferem na qualidade do sinal e na estabilidade da rede. Em locais onde a distância do usuário até o ponto de roteamento Wi-fi é grande, o uso de repetidores pode ser uma solução. O mesmo serve para fibras ópticas — se a sua fibra não tiver uma boa qualidade, a conexão poderá ser prejudicada pela distância do fio.

A estabilidade da rede de internet é um ponto importante tanto para o provedor quanto para o cliente. Existem ações que podem ser tomadas por ambos os lados e você pode incentivar e orientar o seu cliente a seguir as melhores práticas para ter uma boa conexão de rede. Invista em bons materiais e minimize a possibilidade de qualquer alteração no seu fornecimento do serviço de internet.

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