Conheça a Fibra Óptica 1000 x Mais Rápida - ISPBLOG
Enviado em 16.12.2015

Conheça o cabo de fibra óptica 1000 vezes mais rápido que os atuais

Uma equipe de pesquisa do Optoelectronics Research Centre (Centro de Pesquisas em Optoeletrônica), na Universidade de Southampton, Inglaterra, construiu um cabo de fibra que é capaz de transportar dados a 99,7 por cento de vácuo a velocidade da luz, quase eliminando a latência presente na tecnologia de fibra óptica padrão.

Uma equipe de pesquisa do Optoelectronics Research Centre (Centro de Pesquisas em Optoeletrônica), na Universidade de Southampton, Inglaterra, construiu um cabo de fibra que é capaz de transportar dados a 99,7 por cento de vácuo a velocidade da luz, quase eliminando a latência presente na tecnologia de fibra óptica padrão. O resultado final desse experimento foi anunciado em um artigo da Nature, mais precisamente na publicação de Fotônica do grupo.

No documento, foi revelada e detalhada a construção de um cabo com um núcleo oco e um revestimento interno especial que anula boa parte da refração da luz, o que permite a transmissão de até 10 Tb de dados por segundo, velocidade mil vezes maior que a alcançada pelos cabos de fibra óptica comuns atuais.

Quer saber mais sobre esse cabo de fibra óptica tão eficiente? Acompanhe o nosso post e entenda como ele pode alcançar velocidades tão altas!

Os princípios para que tamanho avanço fosse obtido

A Física apresenta fundamentos de ótica que ajudam a compreender o avanço dos pesquisadores ingleses. A partir do conhecimento sobre a luz e seu comportamento, entende-se que ela se comporta ora como onda — quando se propaga no vácuo —, ora como partícula — quando incide sobre uma superfície. Soma-se a isso o entendimento sobre refração, que é o fenômeno da passagem da luz por meios diferentes, responsável por alterar sua velocidade.

A luz, enquanto teto de velocidade absoluta no nosso universo, se desloca a uma velocidade bem próxima de 300.000 quilômetros por segundo, quando no vácuo. Em outros meios, todavia, essa velocidade é reduzida em função das barreiras ao avanço das partículas. No ar, meio com índice de refração baixa, a velocidade da luz cai muito pouco; já na água, chega a 70% do valor observado no espaço. Na sílica, material presente no interior das fibras ópticas comuns, a refração é tamanha que a velocidade da luz chega a 30% da velocidade referencial da luz no vácuo.

A aplicação dos princípios físicos em um revolucionário cabo de fibra óptica

A ideia de fazer uso de meios mais eficientes, como o ar e o vácuo, para propagação de pulsos de luz não partiu dos pesquisadores em Southampton, nem ao menos é recente, uma vez que as definições da ótica que levaram a ela já existem há muito tempo, com os primeiros experimentos com fibras datando do século XIX. Foram, no entanto, os experimentos na universidade britânica que conseguiram sucesso em reduzir enormemente a latência na transmissão de dados através do confinamento da luz em um núcleo central de ar.

Ao mesmo tempo em que trazia os maiores benefícios ao experimento, o ar, com sua refração envolvida, sempre foi uma barreira graças às dificuldades que os pulsos luminosos enfrentavam em mudanças de direção, como curvas e torções sofridas pelos cabos. Neste ponto entra o grande trunfo da pesquisa: foram posicionados ao longo dos cabos de núcleos ocos anéis sensíveis à luz, que contribuem ativamente para a propagação da luz, sem desacelerá-la.

Com transmissão de dados extremamente veloz e perdas mínimas (na faixa de 3,5 dB/Km), o cabo desenvolvido representou a primeira demonstração de transmissão de dados usando WDM (Multiplexação por Divisão de Comprimento de Onda) a 99,7% da velocidade da luz. A comparação dessa tecnologia com as fibras ópticas padrão esbarra na necessidade de superar longas distâncias, sendo ainda mais vantajosas o uso de soluções convencionais em aplicações comerciais em geral. O que se pode esperar é que em breve se torne acessível a data centers de grande porte, que terão seus servidores e supercomputadores conectados à altíssima velocidade de 10 Tbps.

Gostou de saber mais sobre os avanços no desenvolvimento de um cabo de fibra óptica de altíssima velocidade? Assine nossa newsletter e fique sempre atualizado tecnologias como esta!

Produtos relacionados

[magento pid=723]

[magento pid=167]

[magento pid=168]

Comentários