Fibra Óptica Multi-Core - ISPBLOG
Enviado em 11.12.2015

Fibra óptica multi-core: Entenda o que é e sua incrível velocidade

Assim como o nosso trânsito precisa de avenidas fluidas para um bom funcionamento, as redes de internet precisam de fluxos de transmissão de dados capazes de suportar um grande número de pacotes simultaneamente para funcionar bem. Uma das maneiras mais simples de evitar o congestionamento de uma rede é utilizar métodos e técnicas que aumentam as velocidades de upload e download de dados. Leia mais!

fibra-optica-milti-core

Assim como o nosso trânsito precisa de avenidas fluidas para um bom funcionamento, as redes de internet precisam de fluxos de transmissão de dados capazes de suportar um grande número de pacotes simultaneamente para funcionar bem. Uma das maneiras mais simples de evitar o congestionamento de uma rede é utilizar métodos e técnicas que aumentam as velocidades de upload e download de dados.

Nos últimos anos, a fibra óptica ganhou espaço no mercado por permitir velocidades acima dos 100 Gbps. Com os avanços e melhorias dos últimos anos, taxas ainda mais altas foram alcançadas. Com o uso dos cabos de fibra óptica multi-core, a velocidade alcançada é tão grande que permite, por exemplo, o download de vários filmes em 4k simultaneamente em apenas alguns instantes.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre essa nova tecnologia, leia o nosso texto de hoje!

O potencial da fibra multi-core

Na primeira versão desse tipo de tecnologia, que foi desenvolvida por um time de pesquisadores da Universidade da Dinamarca, a fibra ópica multi-core é capaz de atingir taxas de transmissão de dados de até 43 terabits por segundo. Para se ter noção do quão rápido isso é, basta compararmos o tempo necessário para fazer o download de um arquivo de 1 gigabyte ao tempo gasto para piscar um olho. Enquanto o corpo humano precisa, em média, de 100 a 400 milissegundos para piscar um olho, a fibra óptica multi-core gasta 0,2 milissegundos para efetuar o download de 1 gigabyte de informações.

Já os pesquisadores da Universidade Central da Flórida e da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, por meio de técnicas mais avançadas, conseguiram aumentar a velocidade de download para até 255 terabits por segundo. Isso é o bastante para manter até 5.100.000 conexões ativas no Netflix exibindo vídeos em UltraHD ao mesmo tempo. Essa mesma velocidade permite que um filme de 1GB seja transmistido em 0.03 milissegundos. Um HD inteiro de 1TB poderia ser enviado de um local a outro em apenas 31 milissegundos!

Hoje, os links de fibra óptica de uso comercial mais rápidos do mundo conseguem transmitir informações em “apenas” 100 Gbps, uma taxa 2.550 vezes mais lenta que a demonstrada pelos pesquisadores americanos. Toda essa velocidade poderá ser utilizada para diminuir taxas de latência, melhorar a disponibilidade de serviços, aumentar a capacidade de redes intra-marítimas e permitir que os data centers ao redor do mundo possam atender a um número maior de dispositivos.

Como funciona a fibra óptica multi-core

A fibra óptica multi-core, de maneira simplificada, utiliza a Multiplexação por Divisão de Comprimento de Onda (WDM) para permitir que até 50 frequências de luz passem por um único fio de fibra. Dessa forma, os sinais podem circular em um único cabo sem entrar em colisão. Junto com o WDM, os pesquisadores também utilizaram técnicas que permitem alinhar, na forma de um hexágono, até sete fibras.

Como o centro delas está afastado por apenas 50 µm (0,05 milímetros), o cabo torna-se mais compacto. Além disso, cada uma das 50 fibras é capaz de transmitir, sozinha, 5.1 terabits por segundo. Quando unidas em um único filamento, elas são responsáveis pela mágica velocidade de até 255 terabits por segundo.

O futuro num piscar de olhos

Não espere ver as altas taxas de transmissão disponíveis comercialmente nos próximos meses. Assim como todas as tecnologias de telecomunicações que possuímos hoje, a fibra óptica multi-core deverá passar por um longo processo de testes, regulamentações e melhorias. Entretanto, quando estiver disponível para uso, um único cabo poderá transmitir a mesma quantidade de informações que todos os cabos de fibra óptica intercontinentais transmitem atualmente.

Toda essa velocidade proporcionará uma nova leva de serviços e soluções em TI, capazes de lidar com uma quantidade maior de dados e oferecer alternativas inovadoras para solucionar os problemas da nossa sociedade.

E você, já conhecia todo o potencial da fibra óptica multi-core? Ficou empolgado com essa nova tecnologia? Compartilhe a sua opinião conosco!

Produtos relacionados

[magento pid=167]

[magento pid=148]

[magento pid=167]

Comentários