Saiba Identificar Gargalos em sua Rede - ISPBLOG
Enviado em 07.12.2015

Saiba como identificar gargalos na sua rede

Existem uma série de ferramentas, como o GSN3 (destinado exclusivamente à melhoria do desempenho de redes) e muitas outras, que ajudam a avaliar o desempenho de todo o sistema – identificando, inclusive, se é possível haver alguma incompatibilidade entre os hardwares e softwares utilizados. Leia mais

saiba-como-identificar-gargalos-na-sua-rede

Normalmente começa com uma reclamação do desempenho da máquina, que, em teoria, possui tudo o que é necessário para rodar sem dores de cabeça. No entanto, quando se faz uma avaliação real dos componentes físicos, percebemos que determinados hardwares são incompatíveis, ou, no pior dos casos, o processador é obsoleto, piorando o desempenho de todo o computador. A situação é mais comum do que se imagina, principalmente quando estamos lidando com clientes leigos sobre os hardwares de um computador.

Os famosos gargalos são problemas ligados intimamente aos hardwares. Muito se engana quem pensa que esse tipo de contratempo afeta apenas as tarefas de alto desempenho: a rede também pode sofrer com gargalos, principalmente quando nos referimos ao ambiente corporativo. Por isso resolvemos abordar, nesse post, algumas dicas simples sobre como identificar gargalos na sua rede. Confira logo abaixo!

Avaliação da infraestrutura

O primeiro ponto a ser observado é a infraestrutura utilizada, ou seja, quais são os hardwares que são obsoletos. Em alguns casos, os problemas podem ser gerados até por sistemas operacionais antigos, com determinadas incompatibilidades aos hardawares utilizados. Além disso, apesar de ser um problema aparentemente simples, é muito comum encontrarmos drivers desatualizados, o que pode acarretar em uma série de erros. A estrutura de TI para as redes internas têm avançado bastante nos últimos anos. Por isso, ficar preso a uma infraestrutura ultrapassada pode custar caro, principalmente quando nos referimos às redes corporativas.

Realização de testes

Existem uma série de ferramentas, como o GSN3 (destinado exclusivamente à melhoria do desempenho de redes) e muitas outras, que ajudam a avaliar o desempenho de todo o sistema – identificando, inclusive, se é possível haver alguma incompatibilidade entre os hardwares e softwares utilizados. Essa também pode ser uma excelente maneira para identificar gargalos e encontrar a configuração de memória e processamento ideais para o seu servidor.

Monitoramento da rede

Como vimos, existem ferramentas interessantes para realizar testes efetivos no seu computador para identificar gargalos. No entanto, são muitos os serviços que auxiliam no monitoramento. É fundamental monitorar o desempenho da rede, e isso engloba desde a latência e de carga até a área de armazenamento em rede (SAN – Storage Area Network). O interessante é ficar de olho em todos os processos importantes quando se estiver realizando esse monitoramento: a análise do log de erros na Ethernet, problemas ligados ao endereçamento IP, além da utilização da CPU dos roteadores e switches (para ver se não há sobrecarga, por exemplo).

Problemas estruturais

Infelizmente, existem casos em que os problemas podem ser delimitados a uma região, principalmente quando nos referimos à internet de fibra ótica. Apesar de o Brasil já contar com esse tipo de serviço há bastante tempo, ainda existem áreas que carecem da infraestrutura para que as redes, principalmente as corporativas, possam ser montadas sem maiores problemas. Veja que, nesse caso, não estamos falando de um gargalo propriamente dito – ligado aos problemas internos da rede – mas sim a um problema geral, ligado à falta de estrutura do país.

Pronto para buscar por todos os possíveis gargalos da sua rede? Que dificuldades tem enfrentado nessa tarefa? Conte pra gente!

Produtos relacionados

[magento pid=392]

[magento pid=393]

[magento pid=400]

Comentários