PC ou APC, que Conector Óptico devo usar? - ISPBLOG
Enviado em 25.11.2015

PC ou APC, que Conector Óptico devo usar?

Na verdade, a pergunta realizada acima está incompleta, pois está fazendo menção somente ao tipo do polimento do conector óptico, esquecendo de mencionar […]

Na verdade, a pergunta realizada acima está incompleta, pois está fazendo menção somente ao tipo do polimento do conector óptico, esquecendo de mencionar seu modelo. O correto seria SP/PC ou SC/APC.

Atualmente, o modelo conhecido como “SC” é o padrão atual das redes FTTx e também muito utilizado em conversores de mídia ethernet 10/100/1000 em redes ponto a ponto.

O conector “SC” foi um desenvolvimento da operadora NTT japonesa e que devido suas características de baixas perdas, alta repetibilidade e facilidade de uso acabou sendo adotado por praticamente todos os fabricantes de equipamentos FTTH ao redor do mundo para equipar suas OLTs, OLTs e ONUs.

Perda de Retorno Óptica (ORL) será melhor discutido em outra oportunidade mas, por hora, vamos lembrar que uma ORL ruim pode interferir no laser de nosso sistema e degradar o desempenho do sistema como um todo.

Além disto, controlar a ORL do sistema é particularmente importante em sistemas de vídeo analógico (RFoG), onde são requeridos conectores com perda de retorno com pelo menos 60 dB para a garantia da qualidade do vídeo transmitido.

É neste contexto de Perda de Retorno Óptica que o polimento do conector ganha especial atenção. Os conectores do tipo PC (polimento plano) possuem Perda de Retorno da ordem de 40 dB, enquanto os conectores APC (polimento plano em ângulo) possuem Perda de Retorno da ordem de 60 dB.

Desta forma, minha sugestão é que sempre a rede óptica seja construída utilizando-se conectores APC. Isto não é obrigatório, mas deixa a rede pronta para os sistemas atuais e também para sistemas futuros que possam requerem melhores ORL.

Atenção: quando comento rede, refiro-me a conector do DIO da central até o conector do PTO na casa do cliente.

Lembre-se disto para não na OLT ou na ONT/ONU conector diferente do especificado pelo fabricante do equipamento; pois isto geraria uma perda de aproximadamente 3 dB logo na saída do equipamento em função da diferença do polimento dos conectores.

Ou seja, o conector que você deve inserir na OLT ou ONT/ONU é definido pelo fabricante e não por você!

Na rede, conforme explicado acima, poderá ser SC/PC ou SC/APC. Lembrando que as redes FTTx para dados ou vídeo IP suportam bem conectores PC e que redes FTTx com vídeo analógico requerem conectores APC.

E agora, qual será sua escolha?

 

Por: Ronaldo Couto – Engenheiro Eletricista, com ênfase em telecomunicações e especialista em redes de fibra óptica. Fundador da Primori Consultoria.

Comentários